segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

dica 043 - Ser torcedor de escola de samba

"Anônimo disse...
caralho, atualiza essa porra, comunista vagabundo!!"


O carnaval do Rio de Janeiro tem tudo que a Classe Média gosta. Tem gente famosa, estética exagerada, grande ostentação, gringos e muito destaque na televisão. E é por isso que, no Carnaval, muitos médio-classistas se sentem à vontade para eleger uma Escola de Samba como favorita, e tal qual a paixão clubística do esporte, torcem por um bom desempenho no "campeonato" da Sapucaí. 

O principal motivo pelo gosto da Classe pelo carnaval carioca é o obedecimento aos mandamentos da sabedoria suprema do universo (a televisão). Graças ao alcance da TV, este comportamento extrapola os limites do Rio, levando a toda a Classe Média brasileira o desejo de participar daquela festa cheia de artistas e atores de novela, à voz de narradores de futebol. No carnaval, o representante da Classe tem que, obrigatoriamente, demonstrar a alegria e a felicidade do povo brasileiro, é o que diz a tela mágica.

Na ânsia de ver de perto algum famoso e, quem sabe, aparecer em rede nacional, muitos médio-classistas chegam a pagar um bom dinheiro para desfilar por sua escola favorita. E outros tantos se contetam em comprar uma camisa de sua agremiação e apenas assistir ao cortejo. Você que almeja entrar para a Classe pode usar uma dessas estratégias, mas lembre-se: você deve ignorar complemente o fato de que o nome que você grita na arquibancada, estampa no peito ou torce no dia da apuração é o nome de uma favela.

----------------------


(Problemas particulares têm me impedido de postar aqui com regularidade. No início de março a coisa estará regularizada. Obrigado a todos que continuam visitando este espaço.)

(Não esqueci a parte 2 das formaturas. Guenta aí, galera.)

150 comentários:

Игорь disse...

Tem algum jeito de escapar da classe mérdia ??

F **** as escolas de samba

F*** a cerveja devassa que aceita uma gringa brega pra ser garota propaganda !!

Pedro Migão disse...

Pela primeira vez discordo de um texto deste blog.

O torcedor típico de escola de samba é aquele criado nas classes C/D próximo a comunidades com escolas de samba fortes.

Jovens nesta faixa - e beirando os 30/40 anos - só tinham como diversão Maracanã e escola de samba.

Se depois ele se tornou membro da classe média, trouxe consigo esta paixão de infância. o classe média típico, nascido nela não tem por uma escola de samba a paixão descrita. ele acompanha, diz que torce e só.

abraços

Danielle disse...

Problemas particulares? Vc tá trabalhando muito... desabafe com o terapeuta e tome um anti depressivo, logo se sentirá melhor... mas sugiro complementar com um livro de auto ajuda ;^P


Boa a recomendação da aminésia final! Valeu a dica, vou colocá-la em prática próximo carnaval.

Drixz disse...

Adorei o final! Mas ainda tem a monotonia do desfile na tv que gente como eu, que mora numa cidade sem carnaval, e que esqueceu de alugar uma centena de filmes no carnaval, passa todo ano.

Vanderson disse...

Faltou a citação de um ponto importante, a classe média apos o mês de fevereiro repudia a pratica do carnaval, acha que todos sambistas, musas e POBRES (que ajudam uma escola de samba) são uma cambada de vagabundos.

retrigger disse...

Aproveitando que está vazio ainda, contribuo com uma coisa que estava pensando outro dia.
Tem coisa mais classe média do que "trabalhar com o que gosto" ou "trabalhar na minha área".

Rico que é rico trabalha ou na empresa da família ou no que vai dar mais dinheiro. E pobre trabalha com o que vier!

O máximo éden do médio classista é trabalhar "em algo que dê prazer, que realize a pessoa".

Daí o tanto de alunos de cursos como turismo ou relações internacionais para pessoas que querem viajar muito ou coisas do tipo...

Marvin Kellerson disse...

Atualiza mais essa porra comunista!!!!

Anônimo disse...

Ele não é comunista. Comunistas querem igualdade para todos. Esse mala quer que os ricos continuem sem nem saber o que se passa no país, fora das suas mansões; que os pobres continuem mamando no bolsa-família e só a classe média se foda, por arcar com toda essa festa.

Mariana Klafke disse...

E quem é tu, Anônimo das 20:17, pra dizer quem o autor é ou não?

A pior coisa que já ouvi/li de despeitado de classe média, típico seguidor de Globo e afins, é essa história de pobre "mamar" no bolsa-família. Tem que ser um idiota pra falar isso. NINGUÉM pode se sustentar só com aquela merda; é uma ajuda, mas tem que trabalhar, dar seu jeito na vida, sei lá eu. Tu devias pensar antes de repetir (porque tu não deves ter pensado nisso sozinho) uma imbecilidade dessas, porque chega a doer no peito de quem sabe o que é ser pobre, por experiência própria ou não.

Eduardo Marques disse...

Ai, meu Deus! Eu não gosto de carnaval e tenho nojo de escola de samba! Eu devo ser pobre!

Gabriel disse...

O carnaval era a festa do povo mas alguns negros se venderam denovo.

Anônimo disse...

Perfeito. Concordo com o anônimo citado na inicial. Esse saite faz falta.

armando do prado

Anônimo disse...

ta boooooooooom , eu espero. O blog é ótimo, mas esse ultimo post ta fraco, comunista vagabundo , hauHAUhau.

Anônimo disse...

Achei que classe média tinha desprezo pelo Carnaval - se considera superior àquela festa de pobre e de significado duvidoso. Parece uma celebração por gente que não trabalha, que se deixa entregar ao pão e circo, e que por isso não vai pra frente. O verdadeiro médio-classista aproveita o feriado do Carnaval para ir para Buenos Aires, tentar fugir do carnaval e passar 5 dias em um hotel cheio de brasileiros médio-classistas.


Talvez seja diferença regional.

Paulo disse...

Post fraco. O tema poderia ser melhor explorado: essa é a única época em que a classe média aceita se misturar com a classe baixa, chama as pretas velhas de tia e os negros velhos de seo. Depois é tudo favelado.

Anônimo disse...

Os desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro principalmente, e de outras cidades acabaram com a espontaneidade do carnaval, e a transmissão pela TV só piorou as coisas. Carnaval no mundo inteiro têm a ver com anarquia, com troca de papéis entre as classes, com a gozação e agora tudo virou tarefa a se cumprir, com ordem, disciplina, patriotismo exagerado, busca por notas altas, disputas, sub-celebridades, brigas, rivalidade e stress. Nada disso é carnaval.

Tânia Marques disse...

Adooooooro, amo o seu blog. Espero sempre com ansiedade um novo 'post". Como sugestão, para ironizar o médio-classista, ou pelo menos, aqueles que têm essa mentalidade é ter de ir à praia (custe o que custar)e ficar que nem galinha no espeto, dourando a um sol de quase 50 graus,no verão, e individado até a raiz dos cabelos. Isso só para esnobar na cidade o 'status' de bem sucedido, para contrastar o 'bronze cancerígeno' com a roupa, etc. Poderias colocar o link do meu blog, Palavras e Imagens, no teu blog, né! Vc está nos meus três e nos de meus amigos...sou sua fã.
www.marquesiano.blogspot.com
Beijos.

francesca disse...

ADOREI ESSE BLOG! GENIAL MESMO!

Laila disse...

Interessante o comentário dos problemas particulares. Afinal, nada mais médio-classista do que viver dizendo que a vida é uma correria e não tem tempo pra nada...(com todo respeito à sua vida pessoal)

Germano disse...

Hum, bom o post...mas esqueceu de falar do verdadeiro desejo do médio-classista típico, nesta época do ano: ir pular o carnaval em Salvador! Claro, não no meio de milhares de foliões suados e fedorentos no meio da rua, mas aconchegando-se num bloco exclusivo, a mil pratas o abadá, para ficar curtindo... no meio de milhares de foliões suados e fedorentos.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Me divirto muito.

Mas, especificamente nesse post, eu achei que faltou a parte do repúdio ao carnaval depois que a festa passa. Ironizando o país que começa o ano só depois do carnaval, o médio-classista se sente mais próximo do europeu.
Bruno

Edoverdrive disse...

volta com o humor comunista corrupto

André disse...

Pelo amor de deus, faça um post de como a classe média gosta de XEROCAR a cultura gringa, a moda que os brazucas xupinharam agora são os flash mobs, como uma galera tirando as calças no metrô por uma causa...

Vai rolar o "no pants" no metrô de São Paulo, vamos fazer o "kick no pants people", ou pelo menos prepare um post cabuloso, pelo menos alguém tem voz e consegue esculaxar a "massa".

Ted Tarantula disse...

Os criticos do blog (que quase morrem de ansiedade por novas pauladas na moleira..o que por si só ja é bem sintomático) são muito, muito bizarros..e sua maior bizarrice é associar as críticas feitas aos estranhos habitos pequeno-burgueses a uma suposta inclinação comunista do autor. Parece que para esses críticos, a função de pensar é uma especie de perversão ideologica tipica decorrente do marxismo...muito..muito estranho.

Ted Tarantula disse...

Os criticos do blog (que quase morrem de ansiedade por novas pauladas na moleira..o que por si só ja é bem sintomático) são muito, muito bizarros..e sua maior bizarrice é associar as críticas feitas aos estranhos habitos pequeno-burgueses a uma suposta inclinação comunista do autor. Parece que para esses críticos, a função de pensar é uma especie de perversão ideologica tipica decorrente do marxismo...muito..muito estranho.

Marcos Vinicius Gomes disse...

Uma sugestão ao blog:que tal divagar um pouco sobre a mania médio classista de autopiedade embasada numa supervalorização da psicologia? Por exemplo, se um médioclassista invade uma loja e rouba algo, ele é cleptomaníaco (me recuso aqui a dizer a classificação deste mesmo delito se for cometido por algum pobre...)Também há aquela irritante cultura 'blase' - tudo me entedia, oh céus! (algo até bem aproveitado por certos autores, poetas...), onde está o sentido da vida...sabe essa coisa mulher-de-diplomata-entediada-que-quer-criar-asas-e-adere-à-literatura-para-escrever-e-analisar-uma-realidade-que-não-conhece? Por fim, algumas análises sobre o poder que a psicologia tem em alguns casos de tirar toda e qualquer autonomia da pessoa humana, começando pelos processos de seleção para empregos em companhias multinacionais (as famigeradas dinâmicas de grupo, com seus bizzarros exercicios de análise comportamental que se assemelham mais a uma edição do BBB) e terminando nos manuais de auto-ajuda (uma bem bolada forma de arrefecer o senso crítico favorecendo e establishment, seja ele em que área for)

Lord Oblivion disse...

Marcos Vinicius, foi na mosca na questão das dinamicas dos processos seletivos das empresas. Não existe coisa mais despropositada e carente de sentido, que só atende ao sadismo de psicólogos e pervertidos afins. A proposito disso tem um filme espanhol excelente sobre o tema..O que Fazer??? (nao é o opusculo Leninista) com o nome original de ..O Método. Tem nas locadores e e´otimo.

Lord Oblivion disse...

Marcos Vinicius, foi na mosca na questão das dinamicas dos processos seletivos das empresas. Não existe coisa mais despropositada e carente de sentido, que só atende ao sadismo de psicólogos e pervertidos afins. A proposito disso tem um filme espanhol excelente sobre o tema..O que Fazer??? (nao é o opusculo Leninista) com o nome original de ..O Método. Tem nas locadores e e´otimo.

Anônimo disse...

Sugestão de tema... Deleite sem limites para a Classe Média: Tropa de elite, Cap. Nascimento o héroi matador de pobre ! Enche os olhos de qualquer familia de nossa saudosa classe...

Trigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Trigo disse...

Não acredito que seja exclusividade da classe média ser torcedor de escola de samba, nem ser fiel seguidor de carnaval, até porque carnaval no Brasil é uma festa popular que atravessa todos grupos e classes sociais. Tem pessoas que são burgueses e gostam de carnaval, tem pessoas que são médio classistas e odeiam carnaval e tem pessoas de classes populares que adoram e outro que detestam carnaval. Boa parte dessa afirmação postada sobre o carnaval não se sustenta se colocado com a realidade. Além disso, num país multicultural como o nosso, vc tem que ver qual região o carnaval pega para valer ou não, não despertando nenhum interesse daquela população local.

Lê Ferreira disse...

fechou bem !

Marcos Vinicius Gomes disse...

Valeu a dica Lord!

Genital Lacerda disse...

Um dilema pra mim que ja vivi muitas primaveras: o Brasil está mais burro ou apenas existem mais brasileiros???(falo pensando na copa de 70 em se cantava assim; "noventa milhoes em ação..pra frente Brasil...e coisa e tal" agora somos o dobro..isso quer dizer que tem duas vezes mais energumenos????

Lord Oblivion disse...

corrigindo: o nome do filme (na versão nacional débil mental..como sempre)é... O Que Voce Faria???
O titulo é ruim mas o filme é bom..
(No original espanhol é El Método)

Anônimo disse...

Puta merda...que blog mais idiota. Que grande merda é isso aqui. Puta que pariu.

Eduardo Marques disse...

E que tal falar dos trotes nas universidades?

Cesar Augusto disse...

Até que demorou para o autor do blog ser chamado de comunista...
e de "petralha" será que já foi chamado????

"comunista", "petralha"...só quem é classe média diz isso...

Poxa, os "classe média" não sabem fazer uma crítica mais elaborada?
e pq a maioria escreve como "anonimo"?
será pq um comentario idiota, com sobrenome europeu...não ia pegar bem?
alias isso valeria um post...
classe média adora falar o sobrenome...e ainda mais se ninguém conseguir pronunciar! kkk

eu odeio os meus...são atestados de pobreza kkkkk Silva e Sousa

chorizo.grosso disse...

Sua ...... eu vou ver mulher gostosa.

Fofão disse...

Mesmo que eu tivesse renda para ser classe média, seria expulso dela: eu moro em Belo Horizonte e jamais viajo no Carnaval (pois adoro o sossego que reina na cidade nessa época).

Para a classe média aqui das montanhas, isso é crime de lesa-classe. Confissão de pobreza.

Azar deles.

lula disse...

PASSEATA APARTIDÁRIA DOMINGO
http://www.youtube.com/watch?v=U_ByGhvZD00


Convidamos todos os cariocas para se encontrarem no próximo domingo dia 28 no Leblon, às 10 horas para uma manifestação contra o autoritarismo. No vídeo, nosso locutor não se identifica; não tem nome nem sobrenome, mas isso não impede que a idéia seja aplaudida e divulgada.

O grande jurista Ives Gandra comenta sobre a ditadura que tentam implantar no país.
http://www.youtube.com/watch?v=DZhqQb7RXE0

O Projeto de DITADURA para o governo de Dilma.

Jor El disse...

E os convites com agradecimentos aos santos, a jesus, a nossa senhora, è santa perequita do bigode louro, ao namorado, ao amante, ao patrão, ao vizinho, ao frentista do posto de gasolina???
pode ter coisa mais patética???

A Pasionária disse...

Passeata "a"partidária...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...é igual enterro de anão, cabeça de bacalhau, virgem na zona, politico honesto, delegado gentil, inteligencia militar e entidades similares.

A Pasionária disse...

Passeata "a"partidária...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...é igual enterro de anão, cabeça de bacalhau, virgem na zona, politico honesto, delegado gentil, inteligencia militar e entidades similares.

Lord Insanus disse...

E aí seu petralha comunista quando você vai fazer um post do nosso idolatrado candidato dos homens bons: São Serrapião?


Lembranças de um seguidor contumaz de um seguidor do Professor Hariovaldo Prado, o intelectual dos homens bons contra essa corja marxista trotskista.

Anônimo disse...

Uma coisa que esqueceram de falar que tem tudo a ver com a classe média é a mania de achar que brasileiro não é latino, porque latino, é coisa de mexicano vagabundo que vai trabalhar nos EUA. Sem contar que latino = ser comunista, de esquerda, e, MEDO, pensar nos hermanos e pobres. Dá um post interessante...

Fabricio Moura disse...

CARALHO!!! Seu blog é muito bom!!!!

Parabens!!!

Anônimo disse...

será pq um comentario idiota, com sobrenome europeu...não ia pegar bem? -- O imbecil não sabe que o nome do AUTOR do blog é... Pierre. Sim, bichinha, da classe A, filho de francês.

Anônimo disse...

Eu quero é que se exploda a periferia toda....

Cesar Augusto "imbecil" disse...

O classe média "anonimo 28/03 22:13...ficou nervoso...
o que não aconteceu com o dono do blog, "pierre"...que nem censurou meu comentario!
o classe média "anonimo" fez exatamente aquilo que eu disse, fez um comentario idiota (e preconceituoso) e não colocou o nome...
típico!

Ana disse...

adoro os seus 'posts', me divertem
alias, tenho uma sugestão:
ir a Bariloche nas ferias é um 'must' do médio classista!

RMGoncalves.WordPress disse...

Escola de samba?
NEM A PAU JUVENAL!

Alex disse...

Hahahaha... muito bacana ver, a cada post lançado, a revolta e a indignação daqueles que se enquadram nos textos e tentam, com toda a covardia e ironia típica de médio-classistas, atacar o autor (afinal, nem sequer o nome colocam). O interessante é que, mesmo assim, continuam anciosos por atualizações, talvez para ler o que gostariam que, no fundo, seus papais super ocupados em manter o país falassem para eles, mas que por falta de tempo não o fazem. Maravilhoso blog este...

Anônimo disse...

Falando em impunidade:
o blog do Chicão lançou uma campanha de apoio à senadora Ideli contra o senador Demóstenes Torres.

Vale a pena ajudar:
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2010/02/vergonha-senador-demostenes-torres-dem.html

quantotempodura disse...

URGENTE

Dica nº 0XX - batizar a filha de Sofia e o filho de Arthur

seuvicio disse...

Muito bem observado aí por alguém: pq é q o mesmo pessoal que gosta tanto de ostentar sobrenome "importado" só comenta como anônimo?

Seria a vergonha de afinal ter que reconhecer que suas opiniões são bem preconceituosas?

Anônimo disse...

quantotempodura disse...
URGENTE

Dica nº 0XX - batizar a filha de Sofia e o filho de Arthur

E Valentina também, não se esqueça.

Sylvia manzano disse...

testando

Strupicio disse...

Amar a Natureza..
Falar assim..”ahhh pq eu amo (de paixão) a natureza, os bichinhos, as arvores, os rios, etc” Classe media ama tudo de paixão, e a natureza – coisa da qual naturalmente ele não faz parte- é um lugar onde ele vai no fim de semana fazer barulho e espalhar sujeira por toda parte. Mas quando o IBAMA barra sua licença para expandir seu muquifo na serra ou manda uma multa pq o infeliz desmatou a beirada do córrego sem necessidade ele se enfurece. Aliás o tio fazendeiro do classe médio típico emprega a sintomática expressão terreno limpo=devastado, sem uma folhinha de arvore e terreno sujo= com um pouco de vegetação nativa que escapou de sua sanha incendiaria.

Vinicius disse...

Atualiza essa bagaça!

Anônimo disse...

meu chapa, já tá na hora de tu postar algo novo, ou tu ta achando que tu é classe média? Sugiro aquela coisa do classe média que odeia cruzeiro marítimo da CVC, pq Lula levou o piscinão de ramos pra dentro do mar, e a dondoca não gosta de compartilhar navio com a manicure do bairro, nem com a empregada...

LuCordeiro disse...

Hehhe... esse blog é ótimo.Venho sempre aqui mas nunca deixei um comentário. Morro de rir com seus posts. E parece que serve de carapuça pra mta gente:tem cada comentário digno de quem se sentiu ferido de morte... hehehe.Só que os "indignados" são sempre anônimos e parece que não entenderam o espírito da coisa.Essa tal classe média que adora aparecer e brilhar mais que destaque de escola de samba,é mesmo ridícula e sem noção:é a classe dos emergentes deslumbrados.Não têm personalidade própria,copiam o que acham que está na moda e é ditado pela Globo e similares.As formaturas são exemplos de deslumbramento sem motivo.E as festinhas de 15 anos? Os "papis" pagam fortunas pra suas filhotas dançarem a valsa (argh)com atores globais iniciantes.As roupinhas têm que ser de grife pq senão os medioclassistas se sentem inferiores.E haja cartào de crédito, com dívida rolada,pra dar conta do consumismo competitivo. Fala sério:quem acha que toda essa demonstração de "sou da classe média e quero aparecer" é coisa de comunista,está viajando numa maionese estragada. Para os desavisados:comunista adora pobre.É sua moeda de troca.Comunista é da classe média,sempre.Rico não está nem aí pra classe média.É óbvio que existe classe média e "classe média".Pelo que entendi,lendo vários posts aqui,o autor do blog se refere à "classe média emergente".É essa que copia o way o life dos gringos,que não tem apreço pelas coisas do Brasil,que acha que bom é ser loiro de cabelo espichado na escova,que usa e abusa de palavras em inglês mas ignora o português,que acha o máximo colocar uma gigantesca estátua da liberdade em plena Barra da Tijuca,a Miami brasileira.Essa tal "classe média" adora,sim,aparecer.E uma das maneiras é desfilar nas escolas de samba.Mas frequenta a favela a qual a escola pertence?Nunca! Tem algum amigo favelado?Jamais! É só no dia dos holofotes que o medioclassista deslumbrado sabe onde fica Nilópolis,o berço da Beija Flor.É na Baixada Fluminense,sabiam? Mas lá tb tem,e muito,essa classe média dos arroubos purpurínicos, mas o grande sonho dos medioclassistas emergentes é morar na Barra da Tijuca,num condomínio espelhado e cafonérrimo!
Enfim... Essa é uma sociedade teatral e as pessoas usam máscaras para poderem participar da grande ópera bufa que assistimos todos os dias.
Não é atoa que argentino chama brasileiro de macaquito...

Lucas Fernando disse...

eii
fotos de balada seria uma.

outra boa também é fazer cursinho pré-vestibular.

Tânia Marques disse...

O meu blog, Degrau Cultural, elegeu o seu blog como VIP. Vá buscar nele o selo e as regras para você participar deste concurso. Parabéns! Beijos.

Strupicio disse...

uma coisa interessante é como tem analfabeto funcional..neguinho lê e nao entende nada ou entende o contrario..um espanto. Por pura falta de feed back cultural, é incapaz de elaborar qualquer forma de pensamento articulado...

A Lesma Lerda disse...

palavras que fazem falta: os alemães, em sua sanha de definir precisamente todos os conceitos com suas palavras kilometricas tem o "lumpenproletariat" para catalogar o pessoal que fica abaixo do proletariado urbano da economia formal. Aqui a gente bem que podia ter uma lumpenburguesia para nossa classe media, um sub produto do atraso mais rançoso e perseverante que se pode ter no mundo..

Maurício disse...

por isso que eu prefiro o carnaval de salvador!

Nefelibata disse...

Março faz uma semana hoje...

Genital Lacerda disse...

Está nos jornais de hoje: midia e o poder publico em BH “preocupados” com o que adoram chamar de “carnificina no transito” da capital. Milhares de mortes e mutilações em acidentes que são invarivelmente atribuídos a chuva e ao aumento de veículos em circulação – por esse argumento as populações de Los Angeles ou Bombaim ja deviam estar extintas.
Mas essas mesmas autoridades e mídia são ativissimas em incentivar, apoiar e patrocinar uma “cultura de boteco” - que a industria de cerveja agradece, sabe-se lá como – onde a futilidade ativa e militante das pessoas as libera para se embriagar diariamente, e matar e morrer como moscas no transito. Em nosso país a burrice é uma política de estado.

Memória Vermelha disse...

Meu caro,

Gostei do artigo, e vc tem razão. Muitos da classe média tem essa maneira de encarar o carnaval carioca. Mas, é verdade tb que existe muito da população pobre no carnaval e se hoje o carnaval virou global, ainda existe muita coisa popular. Até porque sem o povo, os negros, mulatos e pobres não existiria é carnaval.
Você também podia colocar que é típico da classe média ter um blogue...
Um abraço,

Felipe Deveza

Cécile disse...

Sugestão para tema do próximo post: acompanhar a transmissão do oscar. Sim, isso aí é classe média até o caroço!

Dinho Martins disse...

Quero você falar sobre o Oscar 2010, a classe mérdia deste país não vive sem o "sonho americano".

Anônimo disse...

Olá,
acabei de conhecer o Blog e gostei muito dele. É sensacional! heheheeh.
Para acrescentar à lista de " boas práticas" da classe média ( não sei se já foi discutido no blog) posso dizer:
A classe média adora Big Brother;
A classe média acha quase uma "heresia" ter que se sujeitar uma vez na vida a andar de transporte público. E também é falta de respeito pedir para uma pessoa da classe média utilizar o transporte público. hehehehe

Abraços!

Marquito.

Mariana disse...

É, moço comunista... Espero que você esteja militando muito, porque só assim pra demorar tanto...

Beto - João Humberto Venturini disse...

Aqui vai um palpite para uma dica do blog: A nova febre "cultural" da classe média agora são os Stand-up Comedy. Eles adoram os babacas q cobram caro pra ficar 1 hora fazendo piadas sem-graça de coisas do cotidiano. O pior é q a classe acha q com isso eles estão apoiando um evento teatral. Teatro não é Stand-up, mas pelo fato de a maioria dessas merdas serem realizadas em teatros, eles acham q prestigiam o tetro nacional.

Reinaldo R. disse...

Observação: Nem toda escola de samba fica em favela. A maioria das escolas é do subúrbio, mas nem todas são em favelas. Subúrbio é uma coisa, favela é outra coisa. Nada contra as favelas. Apenas pra não confundir nem generalizar.

Reinaldo R. disse...

Observação: Nem toda escola de samba fica em favela. A maioria das escolas é do subúrbio, mas nem todas são em favelas. Subúrbio é uma coisa, favela é outra coisa. Nada contra as favelas. Apenas pra não confundir nem generalizar.

Anônimo disse...

Como assim esse blog ainda não falou do espelho mágico da classe média: as novelas do Manoel Carlos (Maneco, para os "íntimos")? Não há nada que reflita mais como a classe média gostaria realmente de ser: dar festas sem sentido por qualquer motivo fútil, morar numa casa lindíssima e bem decorada com uma empregada vestida à caráter sempre sorridente, gostosa e pronta para servi-los, com direito a uma piscina olímpica no quintal, campos de golf, espaço fitness particular, salão de festas, espaço kids, espaço cultural, para exposição de suas "obras de arte", e tudo mais que pareça exclusivo a um grupo escolhido a dedo. E, claro, um quarto, mas um "senhor" quarto, do tamanho de quatro apartamentos dos médio-classistas que admiram esse "espelho da realidade" do "Maneco".

Não aceito um "não" como resposta, quero um post sobre as novelas do Manoel Carlos JÁ! :D

Hahaha, parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Não pode esquecer de comentar um fato inédito na novela do "Maneco": uma negra protagonista. Sim! Mas todos sabem que, na verdade, o papel principal é da cadeirante branca, filhinha de papai e podre de rica. Mostrar cadeirante pobre não tem graça, não é? O legal é mostrar como todos tem a "oportunidade da superação", com uma sala de equipamentos e fisioterapeutas 24 horas.
A negra já teve a sua "superação" por ser rica e por interpretar a "personagem principal", então não há mais nada para acrescentar para a classe média.

Show de hipocrisia, a gente vê por aqui!

Visualizador disse...

Tá na hora de atualizar!

Porque não falar do prazer da classe média em morar em condomínios? Mesmo quando não moram em prédios, procuram se refugiar em condomínios um pouco distante, um pouco apenas, do perímetro urbano. Ou mesmo morando em prédios, adoram se refugiar em condomínios na praia ou no campo...porque condomínios?

Anônimo disse...

veja a dica 33

Rogerio Almeida disse...

Acho que fazer um tópico sobre gostar das novelas de Manoel Carlos, ficaria legal (conforme sugestão acima), afinal a vida da novela é tud que a classe média gosta: Choram por qualquer coisa, não trabalham, tem medo, vivem bem e acham que seus problemas amorosos são a coisa mais importante do mundo.

Espero que vc arrume mais tempo pra atualizar o blog... abraço...

Anônimo disse...

"Atualiza, comunista vagabundo!"
Hahahahahaah só essa me valeu o dia.

Anônimo disse...

Achar que entende de vinhos....Nada mais classe media do que a recente mania do brasileiro de se achara autoridade em vinho e se sentir chique por perder meia hora em um jantar enfiando o nariz na taça.

DBlog disse...

Será que ainda vale uma sugestão de post? É um costume esquisito na cidade onde moro: pais dirigindo carros de mais cem mil reais deixando filhos na porta de escolas públicas (algumas bem escrotas mesmo!). Como se explica isso?

Cybershark disse...

Concordo com a sugestão do "DBlog" e reitero: tá faltando uma dica sobre a necessidade compulsiva dos médio-classistas não apenas possuírem dois, três automotivos por família, como também de trocá-los de tempos em tempos para acompanhar os modismos.

Anônimo disse...

ei, FILHO DA PUTA, esqueceu o blog ou perdeu a criatividade? TOMAR NO CU, viu? VAI SE FUDER FORTE!

Chita disse...

Fala aí você! Bodou?

Anônimo disse...

Como sugeriram, fale sobre os trotes!

RannaPinho disse...

Descobri o blog agora e to curtindo muito

Lucas Fernando disse...

ei velho! ali ja q falaram dos carros. tem que ser SUV né, Tucson, Sportage, Santafé, Veracruz, Captiva, etc.

Sérgio disse...

Atualizações???

DBlog disse...

De fato, ainda sobre carros, os famigerados SUV's, que em países de primeiro mundo já foram deixados de lado porque consomem horrores e são ambientalmente erradíssimos, aqui proliferam como larvas no cocô. É muuuuuuuuita Tucson e Sportage (as principais) por aí.

DBlog disse...

De fato, ainda sobre carros, os famigerados SUV's, que em países de primeiro mundo já foram deixados de lado porque consomem horrores e são ambientalmente erradíssimos, aqui proliferam como larvas no cocô. É muuuuuuuuita Tucson e Sportage (as principais) por aí.

ce disse...

O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.

O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
www.celularespiaobrasil.com

Leandro Gambim disse...

Sugestão: Post sobre o fato de que jovens da classe média que são do interior ou até mesmo de outras capitais sustentam o sonho de morar em SP. Já que não adianta ter dinheiro no interior, tem que ser em SP e perto da Av. Paulista, é claro.

Babuíno disse...

cara, tu és muito FILHO DA PUTA por não atualizar este blog. de certo, o maior EMBUSTE dos últimos tempos da WEB. por que simplesmente não declara que SECOU A FONTE?
tomar no cu, viu?

Eugenes disse...

cara, vc tem que fazer um post sobre pós graduacão e quaisquer outras extensões universitárias

aliás, qt mais quaisquer, mais classe média. pq pra um bom classe media uma MBA pagou passou é melhor que um pós doutorado na alemanha. isso é coisa de cdf. MBA é pra boa classe média

cs disse...

UHUHAHA, logo que entrei aqui dou de cara com "atualiza logo, comunista vagabundo!". simpatizei de cara. não que eu saiba realmente sobre comunismo ou seja comunista mas tenho observado que as pessoas tidas como "comunistas" pelo cidadão comum (sendo ou não) são as que tem mais a contribuir. é batata.

Verbal disse...

Pô mano, atualiza a parada aí! Tu morreu, ou foi comprado pela classe média?

Romãozinho Poltergeist disse...

Nao deveria causar tanta aflição a falta de atualização..os leitores poderiam perfeitamente ser capazes de travar um dialogo com base nas premissas do site não acham??

A Lesma Lerda disse...

Vivendo na Matrix

O cinema é a maior diversão, dizem os “criativos” publicitarios...
E talvez seja mesmo..mas pode ser também uma forma de reflexão muito eficaz, de mais de um seculo de existencia, que atraiu o interesse de muita gente boa nesse tempo, mas que nunca entrou no cânones das artes sérias, por carregar o estigma de sua origem e vocação popular. Mas por nao ser levado a sério ele pode tratar de coisas sérias e ainda assim gerar muito dinheiro, de modo inconsequente e doidivanas.
As vezes denuncia seus próprios mecanismos de manipulação, na forma de uma grande espetaculo do genero, como O Show de Truman, onde diz com todas as letras que não passamos de patetas integrantes de um reality show e que nunca tivemos vidas autonomas ou ideias proprias, “vivendo” em um realidade cenográfica fajutérrima. Mas o filme que melhor tratou do tema no registro grande-espetaculo-de-correria-e-ação foi Matrix, o primeiro (os outros nao tem nada a ver) onde somos informados de modo ainda mais contundente e isento de sutilezas que somos apenas fontes de energia barata (trabalho mal remunerado) parasitados por aliens cruéis, gananciosos e invisiveis (capitalistas globalizados pós muro de Berlim) manipulados por um programa global de realidade virtual que nos faz pensar que levamos uma vida deslumbrante, livre e excitante (televisão). E tudo isso pode ser exibidos nos mesmos veiculos que produzem a falsa consciencia (cinema, televisão, dvd) porque, simplesmente, como o serial killer que se sente muito seguro de sua competencia e esperteza e zombam da policia espalhando pistas de sua identidade, os manipuladores sabem que os manipulados nao podem fazer nada com a informação que recebem, e na maioria dos casos nem vai entender a charada óbvia. Admiravel gado novo, somos todos nos dias que correm.

Genital Lacerda disse...

Os Nardoni vão ser julgados..agora a classe media ja tem assunto relevante com que se preocupar ja que todas as televisões só vao falar disso...

Magui disse...

E, o Rio continua lindo!!!

ocemiterio disse...

Genial! Nos meus favoritos!

ocemiterio disse...

VELÓRIO WANESSA CAMARGO

Com a licença aos membros deste respeitado espaço, vimos comunicar o falecimento da cantora WANESSA CAMARGO, 27 anos. O corpo está sendo velado no Cemitério das Celebridades:

http://ocemiterio.wordpress.com/2010/03/18/wanessa-camargo/

Nossos sinceros sentimentos a todos os seus familiares, amigos e fãs.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk.

Aew..., cada comentário.

Porra! Atualiza ae seu comunista ou fecha logo essa porcaria.
isto aqui está virando uma anarquia.

!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

PORRA, CRIADOR DO CLASSE MÉDIA WAY OF LIFE!

Anônimo disse...

Você claramente não tem mais assunto sobre esse tema.
Fecha logo essa merda se não vai atualizar.

Anônimo disse...

O deputado federal Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, fala sobre as eleições 2010.

Horário: 5 abril 2010 de 19:00 a 21:30
Local: Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Salão Nobre

Anônimo disse...

Sugestão de post.Classe media gosta de levantar bandeira que troca altas ideias com taxistas. É assim que entram em contato com a ´realidade´ . Trocar ideia com motorista de onibus e lotação nem pensar, já que classe media não usa este tipo de transporte.

Anônimo disse...

seu comunista cuzão, cade vc ?

fernando britto disse...

Muito legal seu site, os textos sao muito divertidos...a ideia e' muito parecida a de um livro que estou lendo no momento chamado "Stuff White People Like" do americano Christian Lander. Vc ja leu este livro? 7;)
Fernando

etevaldo disse...

Pierre do Brasil (24/13/1969-??/02/2010)

RIP

Problemas particulares = treta com o exército bolivariano ou com a polícia.

Anônimo disse...

atualiza aí, COMUNISTA VAGABUNDO!!!!rs

Anônimo disse...

ah meu.. eu sempre deixo esse blog pra abrir qdo meu browser abre.. vou tirar, pq está injustamente recebendo visitas.. lá pelo ano que vem eu abro de novo e vejo se teve alguma coisa.

Rodrigo Nazca disse...

Sugestão da próxima dica:


A Classe Média brasileira adora comer doce em festinha ou em doceria gran-fina, mas pedir para beber uma "Coca Light"... sem esquecer da necessidade imperiosa de usar adocente com aspartame, afinal, a boa-forma vale até mesmo um possível câncer no futuro.

Rodrigo Nazca disse...

Ah, perdoe, é preciso 'atualizar'.

Hoje em dia, a Classe Média só bebe "Coca Zero".

Anônimo disse...

PT Q PARIU!!!!!!!

Atualiza logo esse blog ou fecha logo esse blog seu comunista!

Anônimo disse...

Comunista vagabundo!
atualiza essa porra!

ja sei, deve tar trabalhando pras eleições né! che guevara do pelourinho!

Anônimo disse...

Caro Pierre, o comunista vagabundo, ATUALIZA O BLOG PORRA! foi calado pela grande mídia diga!!

Anônimo disse...

O dono do blog deve ter se apaixonado por alguma integrante da classe média, que ficou ofendida com o blog e por isso ele não publicará mais comentários....

Cardoso disse...

filho da puuuuuuuuuuuuuuuta

Anônimo disse...

Falta um post comentando o caso Isabella Nardoni. Tanta criança morre e só ela merece pena.

cs disse...

caro, atualize essa porra.

:*

Ana Carolina disse...

Gosto muito do seu blog =) Que tal uma postagem sobre o médio-classista que escreve num blog e é fã de Chopin, Tom, Vinícius, diz que o Rio de Janeiro continua lindo, mas não vê a hora de se ver livre desse país(inho) de bosta, cheio de gente ignorante e sem opinião? Esses intelectuais com cabeça europeia têm me enchido o saco! Por que não pegam toda a sua "cultura" (e seu pedantismo), enfiam na mochilazinha descolada e dão o fora daqui?

Orahcio disse...

Como dizem na propaganda de cerveja: atualiza, atualiza. Ops, acho que era: experimenta,experimenta.
Atualize com moderação.

Fábio disse...

Porra! Nem "O Espetáculo da Rebentinha Morta" rende mais uma dica, aqui?

Tá foda, hein?!

Anônimo disse...

Puts cara, curto pra caramba esse seu blog, já chorei de rir diversas vezes com ele e sempre entro na expectativa de um post novo, mas se vc não tá postando é pq a situação deve tá dificil. Se recupera logo ai irmão! Abração!

Anônimo disse...

[olha, o retrigger] atualiza aí camarada!

Leonardo disse...

Caro Pierre,
Gostei muito do conteúdo do blog, essas são verdades as quais observo e convivo todos os dias. Sugiro um tema, caso não o tenha postado: Livros de auto-ajuda para os coitados dos classes-média.

Anônimo disse...

Espero que esteja tudo bem com você. Que o sumiço seja por conta de férias. Comprou um pacote turístico para um resort e foi relaxar do estresse da vida moderna...

Mari

Manoela disse...

oi!
encaminhei um email p vc com um post/ideia de post muito bacana e super em voga no momento!

espero que poste e atualize aqui!

obrigada!
manu_pagotto@yahoo.com.br

Jorge Gustavo disse...

É, tá difícil...

Anônimo disse...

Comunista de merda, atualiza mas faz isso sem essa tua "visão politizada" lixo de esquerdista verme!

Queor só o humor pq tua visão política é coisa de esquerdista médio-classista

Vandré Teotônio disse...

Sugestão: "Ver todas as séries estadunidenses e se referir a elas pelo título em inglês".
òtimo blog!

Vandré
http://cabecafresca.blogspot.com
http://mandaproinferno.blogspot.com

Quelemeu disse...

a blogsfera brasileira reflete, obviamente, a pobreza de espirito que é inseparavel da condição de brasileiro, mas as vezes alguma coisa legal aparece como esse blog que aparentemente perdeu o folego..felizmente ainda tem alguma coisa boa por aí como por exemplo o
http://diariodebordodanaudosinsensatos.blogspot.com/?zx=8232644be95b0a05...
algo sempre se aprende se tiver a cabeça aberta..

Anônimo disse...

PORRA!
ATUALIZA Ô BUCÉFALO!

Anônimo disse...

ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA! ATUALIZA!

Anônimo disse...

já passou da hora de atualizar

Anônimo disse...

Nem no feriado esse comunista maldito atualiza essa merda...

cs disse...

caro, não atualize.



-vamos ver se psicologia reversa surte efeito

Gabriella disse...

vc foi um dos maiores filhos da puta da internet. tomara que não esteja atualizando por estar MORTO.

A lesma lerda disse...

A Gabriella acima (com dois eles..aliás isso de dobrar a letras de um nome banal pra parecer estrangeiro ja merecia um post) merece nossa admiração pela coragem de vestir a carapuça e passar recibo com total entusiasmo e convicção. Um caso raro, de fato.

Bruna Fávaro Silvio, disse...

Pierre, ADORO teu blog! Mas atualiza log,o cara rsrs. Entro aqui todos os dias na esperança de ver uma nova postagem ;)

abs.
B.

Mariana disse...

Opa Pierre, vc tem razao quando fala da influencia televisiva e de pessoas que vao para aparecer, mas descordo quando fala que classe media vai pra arquibancada gritar o nome da escola estampada no peito. Sou carioca, classe media, torco pra Estacio de Sa minha escola do peito e onde vivi minha infancia, no morro de Sao Carlos.
Carnaval emprega e da alegria as comunidades do morro!
Existe uma paixao ai pela escola de samba que vc desconhece, ok?
Agora, sobre o fato da classe media vaidosa e influencia televisiva concordo plenamente!
De qualquer forma gostei muito do seu blog e de ter colocado esse tema em pauta. abraco, parabens

Anamyself disse...

Você que almeja entrar para a Classe pode usar uma dessas estratégias, mas lembre-se: você deve ignorar complemente o fato de que o nome que você grita na arquibancada, estampa no peito ou torce no dia da apuração é o nome de uma favela.

E ir nos ensaios no barracão da Escola, então, NEM PENSAR!

Anamyself disse...

Nossa, vários "me linka que eu te linko" nos comentários. Tenham dó, gente.

Anamyself disse...

Ainda eu, sim.

Fui ler todos os comentários do post. Me diverti! Muuuuuita coisa boa!
Acho que esse povo reunido em volta de uma mesa de bar ia ser uma beleza.

me chamem hahahaha

@anamyself

Norson disse...

Desta vez temos uma dica de cunho cultural e não político. Bem quando o blog fica melhor assim !

Humildemente discordo da dica das escolas de samba. A maioria das pessoas de CM que conheço abominam qualquer coisa relacionada a carnaval.