terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

dica 042 (parte 1) - Fazer formaturas homéricas

*O tema "formatura" foi sugerido via e-mail pelo Rodrigo Cardia, do Cão Uivador, e pela leitora Camile Tesche.

Existe uma ocasião na vida do médio-classista em que ele vira artista por um dia. Desfila no tapete vermelho, sobe no palco iluminado a laser, aparece no telão, solta a voz no microfone, recebe aplausos... Não é exatamente o Oscar, mas é quase: é a formatura. Você que deseja se enturmar e fazer parte da graduada Classe Média, deve aprender que não basta ter curso superior. Um curso superior, por si só, não vale lá muita coisa. Tem que fazer uma formatura digna de superprodução de Roliúde. 

O médio-classista já entra na faculdade pensando no investimento para a formatura. Para tanto, economiza cada centavo dos vencimentos dos estágios que os amigos do papai lhe arrumam. E ainda tem que complementar, empurrando brindes vagabundos e caros para parentes e amigos, promovendo festas temáticas e fazendo coisas edificantes como “pedágios” e roubo dos trocados dos calouros. Ainda bem que o Papai Classe-Média entende a situação e banca a gasolina do carro que o filhão ganhou quando passou no vestibular.

O evento da colação de grau também serve para que o médio-classista descubra quem realmente é seu amigo. Somente um grande amigo, daqueles para qualquer ocasião, se submeteria a mais de quinze minutos desse tipo de cerimônia. A produção é, como diz a propaganda do cerimonial, o supra-sumo do “requinte e sofisticação”. Inclua-se aí uma trilha sonora de primeira, com direito a muito Kenny-G, Jean Michel-Jarre e altas doses de Enya antes do início e nos intervalos. Para a entrada triunfal dos formandos, tal qual gladiadores ensaguentados, Carmina Burana sempre cai bem. Isso quando não resolvem colocar uma música pra cada cidadão que está se formando. Aí é o teste da paciência suprema até que 70 ou 80 becados atravessem o salão, sendo filmados e fotografados em seu momento de glória, ao som da sua musiquinha escolhida, que vão desde "menino da porteira" até "I will survive".


Normalmente dotadas de uma aparelhagem monstra, essas solenidades são marcadas pela ansiedade do cerimonial em demonstrar toda a gama de recursos visuais de que dispõe. Assim, aquele laser que faz desenhos nas paredes é acionado a todo vapor, a desenhar todas as formas possíveis, num espetáculo curioso de complexo de pavão. O resultado nos faz imaginar como seria um show do Pink Floyd onde a iluminação fosse operada pela Hebe Camargo. 

 (continua...)

158 comentários:

~*Luana Medeiros Weyl: disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
~*Luana Medeiros Weyl: disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JRB disse...

Genial! Hahahahahaha!

Ansioso pela parte 2.

Barcelona Expedition disse...

sem contar nos pais que nos tratam como verdadeiras estrelas esse dia...clase media ou nao, que falta me faz essa festa aonde a estrela era eu. hahahaha

Drixz disse...

Muito boa!!! O pior ainda é toda demonstração de educação e requinte da classe média quando o filho vai receber o canudo. É quase um gol da seleção.

Ana Flavia disse...

HA HA Hilario! A primeira vez que fui a uma formatura dessas, foi de cair o queixo com a parafernalia e o riidculo. Ainda assim, teria tido meu momento de artista tb se tivesse os 5mil reais requeridos na ocasiao da graduaçao da minha turma.

Descobri seu blog recentemente, li os posts anteriores e desde entao estava àqui à espera de novidades. MUito legal.
Abraço, Ana

Anônimo disse...

Simplesmente,odeio!!!
Nao participei da formatura da minha turma e nao vou numa merda de festa dessa,nem F*!!!

Lord Oblivion disse...

Isso quando nao fazem o tal cruzeiro maritimo e alguns(umas) morrem afogados/as no proprio vomito depois de beber e cheirar até morrer...

Pablo Santos disse...

Muito bom! Só faltou comentar a entrada dos formandos com o "Tema da Vitória", do Ayrton Senna! Tb toca sempre aquela música das frenéticas!
Minha formatura é amanhã, terei meu dia de astro.
Abs!

Marília disse...

Até a música do Ayrton Senna? Hahahaha.

J.anquevitti disse...

Adorei o post, tô no último ano da faculdade e não tô nem aí pra formatura, gastar uma fortuna numa festa ridícula de um dia?? Eu hein?

E aquele papo de "a gente batalha 4 anos e é dia de comemorar", é uma baita de conversa mole, coisa de classe média mesmo, que adora festinha "elegante" pra qualquer motivo.

Além, claro, da falsidade tremenda de todo mundo se gostando no dia, prefiro comemorar sozinho mesmo e ficar feliz de nunca mais ter que olhar pra cara daquele povo maldito rs.

Anônimo disse...

Huahauahauahauha rachei o bico

Samantha disse...

to morrendo de rir! hahaha
sem contar que a garota de classe média gasta 200 reais no aluguel do vestido, mais 100 na maquiagem e 100 no cabelo, e justifica "é a realização de um sonho".

Ted Tarantula disse...

Estudante é obrigado a beber álcool combustível em trote

A família de um estudante de 18 anos registrou um boletim de ocorrência na noite de em Fernandópolis, no interior de São Paulo, após o rapaz ser obrigado a beber álcool combustível durante um trote estudantil. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o jovem compareceu à delegacia com a roupa rasgada, sem camisa, com o rosto todo pintado e aparentemente embriagado.

Durante depoimento, o aluno contou que estava em sua primeira aula do curso de Veterinária na Universidade Unicastelo quando vários veteranos entraram na sala e o tiraram à força do local. Os alunos retiraram o tênis da vítima e rasgaram sua roupa, além de dar tapas no rosto e obrigar a tomar bebida alcoólica.

Segundo o calouro, depois disso ele foi levado para a Avenida dos Expedicionários Brasileiros, onde foi obrigado a pedir dinheiro aos motoristas e ingerir álcool combustível, além de fumar. Caso ele não obedecesse as ordens, ele seria excluído do grupo.

Alunos do quinto ano de Veterinária que teriam participado do trote deverão ser ouvidos nesta semana. De acordo com a assessoria da Unicastelo, será feita uma sindicância para apurar quais alunos participaram ou permitiram a realização do trote. Estes estudantes vão perder a vaga na universidade, informou a assessoria.

Ricardo Sk disse...

qdo todo mundo é o "astro" e ninguém é platéia, fica meio dificil fechar a conta, né?... oh povinho iludido

Anônimo disse...

"Inclua-se aí uma trilha sonora de primeira"..................
na próxima que me convidarem eu vou.
com uma condição:a música tem que ser Highway To Hell (tudo a ver)
tocada ao vivo pela banda australiana AC-DC.
abraço do emerson

Anônimo disse...

O blog citado na revista Carta Capital pareceu-me inteligente, mas caiu nos comentários preconceituosos do tipo "estágio arrumado com um amigo dos pais" etc., além dos comentários excluídos, ou seja, ao tornar exemplo o que é exceção, deixou-se levar pelos próprios vícios antes criticados... Uma pena.

Well Bernard disse...

Não é CarMina Burana?

leticia disse...

A auto-critica também é uma das facetas da CM. Nós, elite intelectual do país adoramos nos portar como letrados, formados, 3% da população barsileira que porta o canudo, muitas vezes adquiridos com o suor das mensalidades absurdas, seja de cursinho pré vestibular, ou de uma universidade paga. O blog é genial, muito bom para nós, excessão da classe média, que adora empregar conceitos acadêmicos que vão desde minorias, exclusão social, até sustentabilidade e democracia.
Pergunto eu... o que fazer com tanta auto-critia? tanta indignação divulgada por este recurso midiatico tão alienante quanto o plim plim?

Olhador com a Oreia disse...

Anônimo, meu(minha) filho(a),
Não foi o Pierre que removeu os dois primeiros comentários. Foi o próprio autor do comentário (quem comenta logado tem essa opção). O Blogger é assim. Se algum for removido pelo Pierre, a mensagem será "comentário removido pelo administrador do blog".

Mulher Indigesta disse...

O pior é ouvir dos médio-cracistas, ao saberem que eu (e toda a minha turma) fizemos formatura de gabinete (juro, durou uns 30 minutos): por quê? Tu não gostou da tua faculdade? Ou pior, ouvir isso: é, mas tu fez Letras, eu até entendo não fazer formatura, mas é que o fulaninho vai se formar em direito...

Mariana Klafke disse...

hahahahahaha

"superprodução de Roliúde" foi ótimo!

Adorei o post, apesar de que me deu vontade de vomitar ao pensar na trilha sonora descrita. Deus me livre.

Ainda não havia pensado em fazer formatura ou não, mas depois de ler o que alguém postou aí sobre custar 5 mil reais, já vi que não dá! Seria o CÚMULO do ridículo gastar tudo isso. Prefiro a opção da formatura de gabinete, até porque faço letras mesmo, não é, Mulher Indigesta?! hahahaha Costumam mesmo achar que não temos muito o que comemorar...

Lord Oblivion disse...

Formei-me em letras na bebida busco esquecer...

Maus disse...

Uhuul!!!!

Coisa linda isso hein???

Sem contar o calor da porra que é ficar nessa merda de cerimônia de terno e gravata torcendo pro ultimo indivíduo levar o canudo...

Ansioso pela parte 2 (2)

Anônimo disse...

Ansiosa pela segunda parte, mas sugerindo um tema muito parecido: e os casamentos modernos?

Marlena disse...

Adorei. Só falta comentar o hábito médio-classista de estudantes que fazem questão de divulgar os cursos que estudam nos adesivos de seus carros. Putz!

Anônimo disse...

Só fiz a colação do ensino médio porque o homem não devolvia o dinheiro. Não queria que fizessem gritaria, mas como a criatura não devolveu meu dinheiro, gritamos no pé do ouvido dele até dizer chega. Meus pais já tinha reservado o dinheiro para o baile, e como cancelamos eles me deram para viajar sozinha.
Estou fora de formatura! Vou ver como vou fazer daqui a três anos para fugir da próxima. Lembrei, ninguém forma no meu curso mesmo.

Anônimo disse...

Hahahaha! Genial! Muito boa! Eu formo no ano que vem - meio de 2011 - em medicina, numa universidade federal. As barbaridades que a gente vê pra organizaçãoda festa são além da realidade! Já vi discussões desde "temos que ter bleu label pois a ultima foi red" até "nossa decoração tem que ter rosas colombiana"- rosas enormes de 15 reais o botão. Tirando o frenesi de se arrumar e arrumar um vestido pra festa que já começaram! Pessoal agendando maquiagem já - tipo 400 a maquiagem! Nossa, fui lendo o post e lembrando de cada caso...

Anônimo disse...

Sério que o autor desse blog tem um nome de viadinho francês desses... "Pierre"... e quer posar de presidente do PSOL?

UAHAUHAUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHAUH!!!!!!

Realmente, esse blog é mais engraçado que parece à primeira vista!

Adria disse...

O pior de tudo é que TUDO o que é postado nesse blog é verdade! A respeito das formaturas, deixe-me contar um caso pessoal: Minha turma logo nos primeiros meses de aula já estava extremamente preocupada com a formatura! Queriam que cada aluno pagasse algo em torno dos 6 mil reais para a festa, sob a justificativa de que era tradição na USP fazer formaturas que durem 3 DIAS, que esse tipo de evento era como um casamento, só acontece uma vez na vida (?) , que o que realmente importava era os momentos juntos e aquele mimimi todo. Afff povinho festeiro... Só querem é filmar, tirar fotos de sí mesmos no auto da glória para ficar esfregando na cara de cada visita que chega em casa. A classe média brasileira é muito fútil. Você podia fazer um post comentando o estranho hábito que as mulheres da classe média teem de alisar o cabelo e pintar de loiro, e ficar apontando para as outras que não se preocupam com a beleza as condenando.

Alexandre Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cybershark disse...

Dica: o blog precisa de um post sobre o louvor dos médio-classistas aos automotivos privados, inclusive trocando-os de tempos em tempos pra manter o status em dia, condenando o transporte coletivo.

Vinicius disse...

A propaganda na capa do blog é bem direcionada, hein!?

Ótimo post. Excelente blog

Marcos Vinicius Gomes disse...

Ah, ah! Ainda bem que não tenho nem foto de formatura...o pior é que dali a alguns meses tudo mundo tá na pindaíba, se matando para passar num concurso 'federal'

Alexandre Antonio disse...

Só pra deixar claro que o comentário que está em meu nome e foi apagado por mim, havia sido escrito por engano por outra pessoa.

Alexandre Antonio disse...

Só pra deixar claro que o comentário que está em meu nome e foi apagado por mim, havia sido escrito por engano por outra pessoa.

Charles disse...

Na verdade não é só formatura...qualquer cerimônia,não é? Pode algo mais ridículo do que casamento religioso? O povo nem frequenta igreja, as noivas já estão prá lá de rodadas...fazem cerimônias suntuosas pra daqui a algus meses já estarem separados.

Diógenes de S. disse...

Aim...o povo de medicina começa a juntar grana desde o primeiro período. Mas esses pedágios são o fim!

Mulher Indigesta disse...

Só mais uma coisinha: posta aí algo sobre a falta de consciência ambiental da dita classe. Tem de tudo: de deixar lixo na praia a se bronzear ao meio-dia. Passando por coisas piores.

Pablo disse...

Muito Bom!!! hahaha
Formatura só é bom pra convidados não médio classistas que comem e bebem à vontade sem nenhum custo!

A Lesma Lerda disse...

dizem que a quantidade de inteligencia no mundo é fixa, estavel e que na medida que nasce mais gente ja viu né?? não sei se no mundo é assim mesmo..mas parece que no Brasil..com toda certeza.

Ted Tarantula disse...

Na verdade além da cerimônia de formatura o que tem de ser questionado é a idéia (de gerico) que “educação” é a solução de tudo, a panacéia universal. Todos estudam muito, o transito já esta atravancado de manha pq todos estudantes e professores já voltaram de Porto Seguro, onde foram de pacote da CVC. A classe media se mata, faz qualquer sacrifício pra “estudar” os filhos..e tome faculdade caça níqueis oferecendo cursos “superiores” de estética facial, de dobradura de lençóis de motel. Quanto mais o pessoal estuda mais problemas surgem e se agravam os antigos..de que servem todas essas escolas???

Trebaud disse...

Faltou na trilha " Amigos para siempre". kkkkkkk

Rodrigo Cardia disse...

Sensacional esse post!

Sexta-feira foi a formatura da maioria dos meus colegas: palco, toga, tapete vermelho, trilha sonora, telão etc. A minha é só dia 18, em gabinete, sem toda essa frescurada que falei.

Tem um monte de gente que "não consegue acreditar" que eu "fiz uma coisa dessas". Acham que temos necessariamente que gostar daquela chatice. Dizem que é "emocionante", nisso até concordo: ira, antipatia, mau-humor, também são emoções...

Ricardo Simões de Carvalho disse...

AUHAUHAUHAUHAUHAUHa...Muito loco!!

asnalfa disse...

Outra coisa....
sem falar que tem missa um dia antes da cerimonia...
Ou seja, pra que?? Sou ateu e sequer compareci. Nao quero receber o espirito de Jesus. Nao acredito em seres invisiveis.
Bjos Pierre.

Anônimo disse...

Perfeito...
Parabéns, pois é exatamente isso que vi dos "médio-classistas" enquanto cursei a faculdade e estava preocupado em encotrar um trampo na área e pagar a próxima mensalidades...

Dr. Strangelove disse...

show do Pink Floyd onde a iluminação fosse operada pela Hebe Camargo.

hahahah, muito bom!!!

Nara disse...

Esse Blog se assemelha muito com minhas TPMs....

Um beijo!

Anônimo disse...

ADOREI ...é assim mesmo.Agora uma sugestão p/ o blog:INTERCAMBIO NOS EUA P/ JOVENS .ainda não entendi o que acrescenta 1 ano passando as piores privações e na volta dizerem que foi OTIMO

Luiz Gustavo disse...

Essa questão da formatura, pelo menos da região de onde eu venho é diferente. Formei em Ciências Contábeis em uma faculdade federal e em minha turma existiam pessoas ricas, classe média e pobres. Os ricos e a classe média não pagaram a festa e participaram como amigos.

Sempre gostei de festas de formaturas, pois principalmente no meu caso, representou uma mudança importante de vida. Fui o único de minha imensa família a fazer uma festa de formatura e até hoje, 2 anos após a formatura sou um dos poucos que têm curso superior. Além disso, se não fosse por mim minha mãe provavelmente jamais teria participado de uma.

Sou um grande admirador de seu blog, inclusive causei polêmica recentemente por divulgá-lo entre alguns amigos classe média.

Mas opiniões são opiniões. E repito, pelo menos aqui na região onde eu moro (minha família é de Catalão-Goiás e eu moro em Uberlândia-Minas Gerais) festa de formatura é para pobre. Funciona como uma demonstração para a sociedade de que pobre pode sim conseguir formar e melhorar de vida. Tínhamos até uma teoria sobre o motivo dos ricos e da classe média não gostarem tanto assim (Eles gostam de ir nas festas, mas não animam pagar não): Já tem tantos da família com curso superior que se tornou uma espécie de comoditie, algo que nem vale mais a pena comemorar...

Pode ser também que eu esteja generalizando a realidade local apartir de uma experiência particular. Mas sinceramente? Eu não arrependo de ter gasto o que eu gastei. Foi emocionante ver minha mãe na festa.....

Abraços de um fã!

Ted Tarantula disse...

Gugu
Tu é bobo mesmo né não?

Edoverdrive disse...

Agora sim o blog voltou a ficar bom! Por favor, menos panfletarismo barato e mais humor de primeira!

Edoverdrive disse...

e aquele classebaixawayoflife tb é demais, vcs podem gostar dos dois

Tânia Marques disse...

Excelente, bárbaro!!! É bem isso mesmo, muita pompa e pouco conteúdo na cabeça desses formandos, forma em detrimento do conhecimento. E o pior é quando esse tipo de formatura descrito no texto, e aplaudido pela classe média, acontece no nível do Ensino Médio em escola pública brasileira. Bem, daí é o cúmulo, um simulacro de encerramento de ensino universitário no E. Médio. Agora ridículo é fazer festa de formatura no prezinho, mata a pau todas as outras!!! Beijos.

Aline disse...

O pior é quando tem toda essa palhaçada e o moleque ainda tá no Ensino Médio ou, o pior dos piores, quando o fedelho passa do CA para o primeiro ano. Aí só cortando os pulsos!

RIC RICARDO disse...

Uma abordagem interessante seria no sentido de deixar claro que a CLASSE MÉDIA não anda em CRUZEIROS DA CVC, pq eles na verdade são uma espécie de piscinão de Ramos em alto mar... o CLASSE MÉDIA legítimo não admite encontrar com sua fachineira ou com sua manicure falando em celulares NOKIA nos navios da CVC... taí um ótimo tema pra vc abordar Pierre...

RIC RICARDO disse...

Uma abordagem interessante seria no sentido de deixar claro que a CLASSE MÉDIA não anda em CRUZEIROS DA CVC, pq eles na verdade são uma espécie de piscinão de Ramos em alto mar... o CLASSE MÉDIA legítimo não admite encontrar com sua fachineira ou com sua manicure falando em celulares NOKIA nos navios da CVC... taí um ótimo tema pra vc abordar Pierre...

RIC RICARDO disse...

Outra questão é a ambiguidade do CLASSE MÉDIA nas viagens internacionais. Ele destesta as encomendas de terceiros... mas não perde a oportunidade de solicitar a um amigo que traga o último lançamento da Nike ...

A Lesma Lerda disse...

Ferias escolares..filhotes da pequena burquesia paulista indo pra disneylandia, avião decola e meia hora depois esta de volta pq ninguem conseguia conter a horda de jovens estrupicios que insistiam em correr, em bando, de um extremo ao outro da aeronave ameaçando sua estabilidade e a segurança do vôo..essa é a futura classe dirigente desse Brasil varonil.

Alessandra disse...

Hahahaha to passando por essa agora, o desejo do meu pai e algumas tias é o baile de formatura. eu não queria, mt caro e os outros q se divertem. e no meu estado q formatura é um evento social q atrai mt gente q se mata e falsifica os convites individuais, e as pessoas q vao sem conhecer ngm e ficam urubuzando as mesas dos outros pra tentar garantir uma comida e o whisky caro q os formandos compram para servir para os seus convidados.

Anônimo disse...

Muito bom...fidelissimo a realizade, um amigo meu escolheu como fundo musical para sua apoteose a música mais ou menos assim " na minha casa tem coteira pinga em mim " em referência aos tempos de universidade onde passava o maior tempo tomando umas e outras...

Anônimo disse...

É, definitivamente não sou da classe média, coclui dois cursos e não participei dessas telenovelas

Os Sujos disse...

sensacional cara!
http://ossujos.blogspot.com/

Anônimo disse...

O pior quando a família é grande,sobrinhas, sobrinhos, etc...verdadeiro pé no saco.Abr.Roberto.

Melqui Fernandes disse...

Esta postagem está uma primor!!!

A formatura é o momento máximo de celebração da "meritocracia" médio-classista. Nela o sujeito aparece SOZINHO como o único merecedor de todo mérito, como se não existisse um grande suporte (dos pais principalmente) para sua formação.

César disse...

O seu blog é uma comédia! huaeauaehauehae Postagens bem pensadas...

http://classebaixawayoflife.blogspot.com/ disse...

VISITEM!!!

CLASSEBAIXAWAYOFLIFE.BLOGSPOT.COM

POST NOVO SOBRE O DEUS DOS POBRES: LULA

Larissa disse...

o que não dizer das fotos bizarras, dos vestidos e cabelos das formandas q parecem ter saído todas do mesmo cabelereiro? e as bandas de formatura? e o povo suadaço e bêbado? e a muherada descalça? pra q um sapato com salto de 20 cm se não vai aguentar 15 minutos?
eu fiz formatura pra dar pra minha mãe um momento de felicidade, e pq custou bem barato, digamos q nem o preço de uma mnsalidade de faculdade particular. mas foram algumas horas de tortura com pessoas q eu nunca tive a menor afinidade mesmo depois de quatro anos de estudo. só pra constar, fiz faculdade pública, mas em vez d ganhar um carro tive q vender o q eu tinha comprado pq era tão longe de casa q precisei mudar d emprego. classe pobre way of life..

Juba disse...

Eu gosto é das fotos dos convites.. sempre aquelas poses bem naturais!! hahaha

Mas o insuperável: discurso! aff.. ninguém merece discurso de orador e de paraninfo! e do reitor, do patrono, homenagem aos pais, aos mestres, aos amigos, discurso do representante do órgão de classe e por aí vai....

Anônimo disse...

maluco, minha turma acabou de se formar e foi por aí mesmo AHAHAHAHAHAHAHAHAH

sugestão pra q vc inclua na segunda parte do artigo: após pagar 2 mil reais pela festa, os formandos se sentem no direito de PROIBIR q os demais alunos q resolveram não participar SEQUER ENTREM na festa como convidados, como se a comissão (ladra) de formatura pudesse MANDAR nos convites alheios

isso qd n resolvem fazer um cruzeiro regado à whisky, cerveja, vodka, cachaça, lança-perfume, ecstasy, e muita putaria

Anônimo disse...

os discursos são de uma tremenda falsidade mesmo! q nojo!

juro q uma amiga minha for perguntar pras outras se cabia usar vestido no joelho, qd todas - horrorizadas - falaram q aquele era o dia dela de PRINCESA então tinha q ser um LONGO cheio de BRILHO ahahahahahahah

Mariana Klafke disse...

Edoverdrive, pqp, que cara chato... Menos panfletarismo nada! Ter opinião política ou críticas sociais a fazer é pecado agora?! E não dá não pra ler os dois blogs, porque aquela cópia ridícula é muito sem graça e mal escrita, e só incentiva o preconceito, pisa em quem já está pior. Gozar da classe média é muito diferente disso.

otário disse...

Uma sugestão para post: preconceito social. Falar que determinado hábito "é coisa de pobre", como as questões sociolinguísticas e a utilização de fotos de pessoas não-caucasianas para demonstrar todo o leque preconceituoso da sua estirpe é um deleite médio-classista.
Outra sugestão: criar plágios descarados e sem criatividade para tentar contrapor algo que surgiu do fino humor criativo é típico da cultura CM.

Anônimo disse...

Claro, prá fechar esta comemoração de alto requinte e bom gosto, nada como o original "We are the champions" do Queen...

MArsvelo

Edoverdrive disse...

hhaha zuar a classe media pode, a classe baixa nao ne? OK, anotado

Anônimo disse...

um blog q fala de alguns tipos q aparecem por aqui nesse blog: http://socialismoclassemedia.tumblr.com/post/248829061/socialistas-do-marlboro

leitura obrigatória

Anônimo disse...

E o canudo vazio (em todos os sentidos), nessas solenidades (sic), invariavelmente veem com a marca das UNI's da vida: UNISA, UNIP, UNIBAN (aquela dos trogloditas), UNIB, e por ai afora.

armando do prado

Marvin Kellerson disse...

Parabens meu amigo pelo Blog, é demais!.
Sou da Classe B mas quase chegando em A.
Com certeza você descreveu tudo sobre a nossa classe média.

Agora o você me diz sobre a tal da classe emergente?, Será que esse povo é mesmo classe média?.

Ao meu ver são pobres com mais dinheiro.

rsrsrs.
Abraços e continue fazendo este ótimo trabalho.

Russels Teapot disse...

Embora pareça que essa gente (pequenos burguesas e classes-medio..cres em geral) precise de uma punição severa, eles ja são devidamente castigados, além de qualquer medida, por ter de suportar uns aos outros, como Bertrand Russel disse uma vez dos ricos ingleses..Não posso imaginar castigo pior.

Anônimo disse...

Gente, essa coisa de formatura está ficando tão absurda que este exagero não é só pra faculdade não: tem muitos pais gastando uma nota em formatura de pré, ensino fundamental, médio...fazem festa, compram roupas e colocam as criancinhas até pra dançar valsa!

Illimani disse...

É Carmina Burana: você escreveu Carnina.

Anônimo disse...

Complexo de pavão?
A filha do dono da Grendene fez a sua festa de 15 anos na Daslu
-aluguel do salão 120 mil reais;
-mordomo para cachorro;
-20 mil rosas da colômbia;
-máscaras com cristais Swarovski;
-seguranças até pros cachorros;
-um vestido de 28 mil e outro de 17 mil, ela usou 2;
-performistas do Cirque du Soleil;
Total da festa 1 milhão de reais.

Olha e chora,
http://www.juridicobrasil.com.br/portal/index.php?tipo=2&cod=2&id_noticia=482418
o sonho da classe média.

Lê Ferreira disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
muito bom cara !!!

meu, é muito brega !!!

A Lesma Lerda disse...

acho que eles não estão mais loucos que sempre foram..so existem mais deles, e tem mais dinheiro..

Anônimo disse...

Oi!
Adoro o blog!
Tenho uma sugestão de post: a babação de ovo que a globo faz tentando endeusar os atletas, especialmente em época de copa do mundo ou olimpíadas. Domingo agora tava de bobeira vendo a programação esportiva, e quase vomito o meu café da manhã quando me deparo com a reportagem que fizeram com aquele tenista alagoano. O repórter convenceu até o infeliz a cantar num inglês fluente de seis meses da fisk. Patético.

Kleiner disse...

"economiza cada centavo dos vencimentos dos estágios que os amigos do papai lhe arrumam.(...) Ainda bem que o Papai Classe-Média entende a situação e banca a gasolina do carro que o filhão ganhou quando passou no vestibular."

haeuheuaehuaehuaeaehuaehaeuaehauhae

Pierre do Brasil disse...

CarMina -> corrigido.

Anônimo disse...

Tá faltando um cmentario sobre morrer de dó da hebe, como se só ela tivesse cancer na terra

Ted Tarantula disse...

Um assunto legal é o que vejo todo de dia de manha quando saio de casa...mães quase arrancando os bracinhos dos filhos para tira-los do carro e empurrar para as quadras de tenis e de futebol onde supostamente vão aprender como ser um astro como o GUGA e ou um desses ronaldinhos, para que no futuro a prole, famosa e rica possa pagar muitas sessões de botox e cirurgias plásticas para a mãmae previdente. Aliás, esse seria um outro otimo tema, a curiosa peculiaridade de a cirurgia plástica ser o unico ramo da medicina em que os brasileiros se destacam no mundo.

Marvin Kellerson disse...

Sugiro que faça um post sobre a tal da nova classe média emergente, a classe C e seus comportamentos tentando imitar a real classe média.

Genital Lacerda disse...

Pobre nao precisa de critica pq ja ta ferrado mesmo..e e emergente tb nao precisa pq só de ter de conviver com parentes e amigos da mesma classe ja ta suficientemente lascado...ninguem merece.

Anônimo disse...

caralho, atualiza essa porra, comunista vagabundo!!

Douglas disse...

Venho sempre visitar este blog, que acho genial! Traduz muito do que eu gostaria de dizer a respeito da CM e não consigo. Parabéns! Posso sugerir um tema? A CM e o Wii, esse jogo simulador que é partilhado pela fina flor da classe em reuniões patéticas com os amigos, em casa, claro. Afinal, não é mais possível sair às ruas sem "correr riscos"...

Anônimo disse...

Classe Média não se aguenta, e tem de fazer plágio do "Classe Média Way of Life". Não satisfeito, tem de fazer propaganda do plágio no site original; não satisfeito ainda, reclamar que não pode se expressar sem ser ridicularizado!

Outra pergunda: esse blog aqui não é justamente para a classe média emergente? É só seguir à risca, ponto.

R. Junior Oliveira disse...

Outro post de nível! Assim como a maioria daqui, também acredito que é o cúmulo do absurdo gastar milhares de reais para uma, UMA noite em que o astro do "show" é você. Também estudo numa universidade pública, e como a maioria dos estudantes do meu curso são oriundos da CM, é supernatural - para eles, é lógico - que se faça desde o primeiro período uma comissão de formatura e já se tenha desde já uma idéia de o quanto custará a festa (no meu caso, 400 mil reais). Foi só falar que não estava interessado para ouvir "poxa, ralaremos por 6 anos, todos nós mereceremos..." e coisas do tipo. Seria muito mais interessante pegar estes 10 mil reais que cada um investe e fazer disto uma alternativa que complemente a profissão e lhe torne mais preparado para o mercado, ao invés de ostentar o título de "guerreiro que aguentou o tranco da faculdade".

À classe média, as batatas!

kikko disse...

pq vc não fala do deleite da classe média ao montar um blog...ia ser legal...alem do mais montar blog é bem coisa de classe média...

Barão disse...

NÃO PODEMOS DEIXAR PASSAR A OPORTUNIDADE, VAMOS VAIAR O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL NA SAPUCAÍ!

http://cabralnuncamais.blogspot.com/2010/02/convite-para-todos-os-cariocas.html

Barão disse...

NÃO PODEMOS DEIXAR PASSAR A OPORTUNIDADE, VAMOS VAIAR O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL NA SAPUCAÍ!

http://cabralnuncamais.blogspot.com/2010/02/convite-para-todos-os-cariocas.html

etevaldo disse...

"caralho, atualiza essa porra, comunista vagabundo!!"

huaheauhsuhasuhasuhas...

Pior que eu tbm não aguento esperar a parte 2. :D

seuvicio disse...

Interessante é notar quantos médio-classistas que se dizem formados ou em vias de se formar não sabem sequer usar o pronome reflexivo junto ao verbo formar escrevendo num português capenga que "vou formar amanhã" ou "formei faz uma semana" ao invés de "me formar" "me formei". Tem até um q diz ter "formado" em medicina! Puta merda, com profissionais dessa "catiguria" tamos é fodidos mesmo!

Uma moça disse...

Sugestão: comentar a atual onda medioclassista de bancarem os experts em gastronomia e/ou vinhos.

Anônimo disse...

VAMOS VAIAR CABRAL NA SAPUCAÍ!!!

Povo do Rio de Janeiro, todos sabemos o CAOS que vivemos hoje.

Trens que andam sem maquinistas, metrô que se desprende, superlotação, ar-condicionado que não funciona, violência sem controle (mais homicídios em 2009 do que 2008), mulher de Sérgio Cabral advogada do metrô e muitas outras irregularidades.
.
ACORDA POVO, vamos dar o nosso GRITO DE PROTESTO, vamos VAIAR Sérgio Cabral na Sapucaí.
.
UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU para Cabral, todos juntos.

Игорь disse...

heheheheheh

Interessante este blogue .

vejo que ao lado tem o iconoclasta Sieber ;)

O $$ da formatura gastei em cervejas . Depois descolei um convite na faixa e um terno emprestado do meu recém falecido avô à época dos factos .

Há e também não frequento clubes que me aceitam como sócio !

Parabéns e até breve !!

Flávio André disse...

Desculpe, Letícia (comentário anterior), mas definitivamente a autocrítica não é uma das facetas da CM. A crítica talvez.
Parabéns ao blog. Cada vez que entro aqui é um deleite.

Anônimo disse...

Pierre, mais uma dica pra você: cursos de inglês. Em especial, cursos de inglês para crianças. "English for Kids"!

Anônimo disse...

http://socialismoclassemedia.tumblr.com/

Guilherme Bittar Celestino disse...

Se você fosse menos petista seu blog seria ótimo.

Aline disse...

Agora falta o carnaval, HAUAHAUAHU

Wilson Alves disse...

Qualquer um que fale verdades é petista, assim fica difícil alegrar a paulistana preconceituosa.

Leo disse...

Cerimônia de formatura é quase tão insuportável quanto uma micareta... Com a diferença de que ao menos no segundo caso, você, geralmente, está bêbado feito um estivador.

Anônimo disse...

hahaha show meu rei!

Falta colocar como dicas:

- Morar no Sul ou no Sudeste

- Cursar humanas na universidade federal (letras, sociologia, serviço social, psicologia, economia, administração etc), apesar de ter dinheiro para pagar universidade

- Criticar os pobres que cursam universidade particular, apesar de esses não poderem passar na federal p não tem dinheiro para pagar cursinho

- Ganhar bolsa na universidade, fingir que estuda, participar de movimento estudantil para fingir que nao é classe média...

- mamar nas tetas do estado a vida toda (Universidade Federal, Emprego Público, Empréstimo do BNDES) e falar pro pobre que o estado é importante para diminuir a desigualdade social!

Anônimo disse...

Ah, o classe média gosta de AVATAR pq é politicamente correto, fala sobre humanidade e natureza!

O classe média é contra o aquecimento global!

O classe média é politicamente correto!

Eduardo Marques disse...

Este blog seria ótimo se fosse atualizado com mais freqüência.

Ildo de Oliveira disse...

Afinal, a formatura do medioclassista entra na sua infinita lista de gastos que sugam estas honestas e batalhadoras pessoas...
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/201206/imagens/capa380.jpg

Anônimo disse...

hahaha show meu rei!

Falta colocar como dicas:

- Morar no Sul ou no Sudeste

- Cursar humanas na universidade federal (letras, sociologia, serviço social, psicologia, economia, administração etc), apesar de ter dinheiro para pagar universidade

- Criticar os pobres que cursam universidade particular, apesar de esses não poderem passar na federal p não tem dinheiro para pagar cursinho

- Ganhar bolsa na universidade, fingir que estuda, participar de movimento estudantil para fingir que nao é classe média...

- mamar nas tetas do estado a vida toda (Universidade Federal, Emprego Público, Empréstimo do BNDES) e falar pro pobre que o estado é importante para diminuir a desigualdade social!

- gostar de AVATAR pq é politicamente correto, fala sobre humanidade e natureza!

- ser contra o aquecimento global!

- ser politicamente correto!

Anônimo disse...

Olha o naipe do Ildo!!!

total classe média!! hahaha Emprego público, mora no sudeste, fala mal da veja para parecer intelectual (o médio-classista tem duas atitudes, ou lê veja, ou lê veja e fala mal para se passar como nao-médio-classista!)... tem até um "de Oliveira" só faltava ser "de Barros e Oliveira" aí seria classe média perfect.

Valeu classe média!

A Lesma Lerda disse...

pequena burquesia=classe media=brasileiro=todo mundo

Letícia Silva disse...

Olá. Havia postado um comentário aqui, mas não sei se ele acabou não chegando ou se não foi aceito. Sugiro uma pauta: Quando pessoas da classe média ironizam da própria classe média. Outra: pessoas da classe média com 'pensamento crítico'. Outra: jovens intelectuais da classe média. Um abraço!

Anônimo disse...

atualiza, maconheiro. porra...

sugestão pro proximo post: fumar maconha e se ACHAR "o intelectual rebelde".

Anônimo disse...

Ótima idéia fazer um blog para tirar um sarro da classe média e de suas verdades. Também seria legal outro, com foco na "esquerda festiva" e seu esquerdismo de salão. Aposto que os leitores desse blog se identificariam muito.

Oliveira Filho

Marcelo disse...

Ótimo blog! Conheci agora e já "favoritei" (viu já entrei no estilo classe média)
abs
Marcelo

Genital Lacerda disse...

malhar na academia incansavelmente tanto por saudade da ordem unida de quartel (todo classe media que se preza é saudoso e nostalgico de uma ordem social monastica e militarizada de corte fascista) e como forma de auto punição religiosa por ser tão cretino..

A lesma lerda disse...

Antes eu pensava que era alucinação..Que só eu via isso; mas depois outras pessoas, muito timidamente (pq tb pensavam que era alucinação) passaram a mencionar o mesmo fenômeno: aqui em BH os outros carros seguem seu carro; igual cachorros perdidos na rua, que te acompanham, quando vc está na caminhada, entende?
Naturalmente eles tb estão indo a algum lugar, mas só vão ao seu destino se achar um carro na frente que está indo na mesma direção, senão se desorientam. Quando estão atrás de vc e vc para ou muda de rumo eles parecem se enfurecer pq terão de buscar outro carro pra seguir e isso pode ser um pouco difícil. Alguém sabe me explicar pq isso acontece???

Anônimo disse...

Oi cara, gostaria que você comentasse um pouco sobre a nova classe média... Se a tradicional é uma merda, talvez a do Lula seja melhor e você possa defendê-la.

Bernardo Caicedo disse...

A grande ira da classe media contra o governo Lula é que agora tem pobre no supermercado, no shopping e, horror dos horrores, até no avião...isso é um grande ultraje para nossas marias antonietas tupiniquins...

Rodrigo Cardia disse...

Ô Pierre, cadê a parte 2?

Anônimo disse...

Conheci o blog tem dias e to só no deleite aqui, e como membro da classe média que sou... o deleite é dobrado =D. Vai só uma sugestão: esse hábito rídiculo do médio classista de mandar aqueles emails com power point cheio das lições de vida e dizeres religiosos como que vai mudar a vida do indivíduo que ele nem conhece, tudo no clima de autopromoção com "ctrl+c & ctrl+v". E essa relação hipócrita toda com a religião, seja cristão ou o que dá uma de oriental pra bancar o diferente. Obrigado pelo blog !

A Lesma Lerda disse...

Nao canso de me impressionar com a criatividade dos vigaristas especializados em explorar a capacidade de auto-ilusão, ignorancia e baixissima auto estima da pequena burguesia brasileira; e nem estou pensando em televangelistas, televisão aberta, ou sertanojos em geral, pois o obvio nao causa espanto.
Estou me referindo a esses abundantes anuncios, geralmente via e-mail, que oferecem para descobrir a origem (aristocrática, obviamente) de seu nome de familia, com brasões e insignias que provam sua origem nobre, como vc ja desconfiava. Ninguem perde dinheiro ao apostar na síndrome de vira latas de nossos compatriotas, como bem diagnosticou o grande Nelson Rodrigues, quem mais fundo desceu nas profundezas (nem tao profundas assim, afinal) lamacentas da alma dos patricios

Ariane / Verônica disse...

Quanto rancor =)

Anônimo disse...

Você fala de si próprio neste blog. É a sua vida, em requinte de detalhes, que está sendo satirizada. Só tem uma coisa pior do que a classe média: a parcela petista da classe média.

Anônimo disse...

Outro anônimo chateadinho. Ao se sentir ofendido pelo Pierre (falta de senso de humor... mais um, pra variar), resolve mudar de tática e dizer que Pierre satiriza a si mesmo. Um ponto pela originalidade da acusação. Menos dois pontos pela falta de senso de humor.

Os ofendidinhos que se confessam reaças são os mais caricatos!

P.s.: Não participo do blog (a não ser aqui nos comentários), não sou amigo do Pierre (aliás, só o conheço por ete blog, ou melhor, conheço as coisas que ele escreve e que muito me divertem.) E, sim, sou de classe média, mas não tô nem aí pros ofendidinhos!

Aurisson disse...

Errei ao postar. Sou eu a pessoa que postou o comentário acima.

Não me escondo atrás do "anônimo", como os ofendidinhos gostam de fazer.

Anônimo disse...

A Classe média do Brasil acha que a vida é como as novelas do Manoel Carlos....

Anônimo disse...

e a parte 2??

Renatão disse...

Muito boa postagem. Como minha família fez questão dessa palhaçada de festa de formatura, vinguei-me na hora da escolha da música para minha "entrada triunfal" no salão onde ocorria a festa: Bush Doctor do Peter Tosh. Formei em Direito, então imaginem a cara dos hipócritas ao ouvirem o primero verso da música?

Lord Oblivion disse...

Renatão..vc é advogado?????
que isso minino???..ainda esté em tempo de voltar ao caminho do bem e buscar um modo honesto de ganhar a vida sô...pensa bem onde isso vai te levar.

Claudio disse...

Uma sugestão:
Ir a passeios no domingo com a baba das crianças - vestida de branco, claro!

Humberto aka humbias disse...

se não tocar "Pesacdor de Ilusões" do Rappa na hora do brinde com espumante (leia-se cidra) não é formatura....

Renatão disse...

Lord Oblivion,

Formei em Direito mas não me prostituí! Sou Defensor Público. Acaba que eu advogo mesmo, mas ao menos é por aqueles que sem o nosso trabalho, jamais teriam acesso a Justiça(!) nesse país.

Anônimo disse...

Muito engraçado. Genial. Gostaria de sugerir, na mesma linha, o tema dos casamentos na classe média, com a distribuição de parafernálias de 25 de março para os convidados (óculos, perucas, apitos, etc.) os noivos no palco fazendo "discursos emocionados, juras de amor eterno", e aquelas fotos ridículas dos noivos desde a infância. É de chorar de rir tanta cafonice.

J. Figueira disse...

Mais engraçado que o texto são os recalcados que se sentem ofendidos com ele...

Anônimo disse...

Os casamentos da classe média tb tem o mesmo perfil. O cerimonial faz tudo na mesma ordem. Os caras saem da igreja ou do salão, que aliás é até mais chique fazer o civil e a festa no mesmolocal apara não incomodar os convidados em ficar se deslocando da igreja até a festa. Bom, daí começam as entradinhas, canapés, tem o show bar que são vários bombadinhos preparando caipirinha de saque de todas as frutas da estação. Bom, antes de entrar na festa tem um porta retrato gigante dos noivos na porta. Vai que vc esquece as caras deles? Depois , lá pro meio da festa vem o auge:a festa é automaticamente congelada para o show das fotos dos noivos desde que nasceram, seus primeiros passos, fotos fofas com a família, sua adolescência sensacional, lotado de amigos, muitos amigos em comum, festas, chopadas, e eles se divertindo á beça em cada close clicado. Aí vem as fotos mais românticas, a viagem a Bariloche e tals. A formatura é um ensaio para o casamento do cidadaão daqui a alguns anos.

Julyanna disse...

acho que a parte 2 não sai mais :\

Lord Oblivion disse...

nao tem um negocio meio desfocado aí? questionar a formatura, com seu ridiculo, auto ilusão, kistch,
(antes ja se alegraram por passar no "vestibular" de um mafuá caça niquel que se diz faculdade onde os pequenos bugueses vão em busca de seu curso assim dito "superior")
ridiculo é a ideia mesma de educação, cultura, ensino e coisas assim.

Anônimo disse...

O blog morreu?

Douglas Yamagata disse...

Esqueceu dos fogos! Ah quantos fogos hein! Sem contar com a exploração da empresas especializadas em formatura que esfolam os alunos! Sem contar ainda, aquele professor bacana que sempre vem indicar as empresas especializadas em formaturas para ganhar uma grana em cima. Sem contar o pé no saco que é pagar 3 ou 4 anos para usufruir apenas 1 dia (ou noite). Sem contar as brigas entre os alunos para definir como vai ser a festa. Sem contar que depois que passou, você acha que a formatura é uma verdadeira palhaçada para agradar o papai e a mamãe. Sem contar que depois, você vê que poderia ter utilizado a grana para algo melhor. Por isso, nunca paguei e nem participei de formatura alguma. E sempre dei mais risadas do que se tivesse participando de uma.

Absoluta disse...

Isso quando as mulheres insanas de salto não começam a pular frenéticas ao som do Balão Mágico (que muitas vezes nem da época delas é) destruindo os dedinhos de quem está distraidamente por perto.

Carol Voigt disse...

é brega mesmo. mas mais brega é se achar muito superior a tudo isso. comportamento que a academia alimenta de graça e dura bem mais do que um dia de glória: é a intelectualidade que acha que todo mundo é burro. achei uns comentários interessantes, mas bem classe média. Não é nem inteligente pra falar de qualquer assunto mais interessante nem corajoso o suficiente pra ser fútil.

Anônimo disse...

Para os rebeldes sem causa que nao entenderam, o blog e' auto-critico.

Carol Voigt disse...

então como comunicador não está sendo claro em suas intenções. Que bom que eu sou pobre.

Anônimo disse...

Bah, nem fui na minha primeira formatura. Na segunda eu cheguei atrasada e não apareci na foto da turma. Mas que ilusão essa história de "a gente ralou por..>" muitos coleguinhas q dizem isso costumam faltar ou não ficam até o final da aula ou nunca chegam no início e ainda ficam atrás de xerox de caderno da gente na véspera da prova. Isto é que é ralação... fila de xerox com caderninho na mão!!! Eita povinho. Bah, mas ganhar carrinho do papai qdo passa no vestiba é coisa de aluninho da UFRGS, FEDERAL, dinheiro público!!! PQ??? O filhinho não pode ir de ônibus mas pode "mamar" na coletividade??? 100% de cotas pra pobres em univ pública, JÁ! Mas realmente o post é muito engraçado. Valeu.

Anônimo disse...

DA pr[a encher muiiiiiiiito a cara em festa de formatura os cem reais gastos no convite são bem gastos

Anônimo disse...

olha, considero esse post algo um pouco preconceituoso e bem recalcado perante esse evento,que sim é cheio de exageros, mas nem sempre um formando de um curso superior é o tal "filhinho de papai" ou o estágio arranjado pelo amigo do paizão seja algo que n mereça merito, pois mesmo quando vocÊ tem o famoso "qi", quem indica, tem que ter a capacidade de continuar naquele posto a você cedido, pois se não ocupar os requisitos será concerteza dispensando, com uma desculpa, ou não! acho válido a todos que podem se formar, desfrutar de uma formatura com o que desejar, pois, memso "popularizada" a faculdade é um grande mérito!

Tramp disse...

hahaha... hilário

The financial News disse...

“Transforma tus inquietudes en algo útil y publícalos. ¡Empieza a bloggear!”

http://vfhusa.com

Anônimo disse...

O cero e eu Me formo no ano que vem!

LUCY disse...

É VERDADE,FORMATURA É UM SACO,TB. CONCONCORDO Q. QUEM JÁ NÃO TEM MUITO NÃO DEVERIA GASTAR MAIS AINDA P. ENRIQUECER MAIS AINDA,DONOS DOS SALÕES.MAASS! A PUTARIA QUE UM ANÔNIMO MENCIONOU AÍ,POR FAVOR NÃO REPASSE P. NÓS,PERTENCE A VCS. DESDE CALÍGULA.CARNAVAL!!VAI ME DIZER Q. NUNCA OUVIU FALAR DAS "FESTAS"DAS SOCIALYTES,E TB. QT. A GASTAR TANTO DINHEIRO ATOA,NADA MELHOR DO Q. VCS. P. FALAREM SOBRE ISSO,PRINCIPALMENTE P. PAGAR TANTOS COLUNISTAS P. SAIREM NAS REVISTAS.AH!EU ACHO Q. DEVEM PAGAR TB. A TAL DE "LESMA..."COMO POSTADORA DE TANTAS BOBAGENS.