quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Deleite sem limites para a Classe Média (2): o filme do Lula



Você não leu errado. O filme do Lula é, sim, deleite sem limites para a Classe Média. Tudo o que o médio-classista padrão mais queria como presente para o início do ano, era um motivo bem grande pra falar mal do Lula. Graças à ambição desmedida do diretor e do produtor, à massagem certeira no ego do mandatário e à cabeça oca de uma pá de assessores presidenciais, estreou, no primeiro dia do ano, o filme sobre a vida do Presidente da República.

A se julgar que na Classe Média todos são esclarecidos e escolarizados, o que quer dizer, exatamente, que são inteligentes, e ao juntarem na mesma equação “filme do Lula” e “ano eleitoral”, há de se chegar à brilhante conclusão de que o filme tem intenções eleitoreiras. Provar a própria inteligência é um deleite para a Classe Média.

Quando o médio-classista abrir a Veja e ler que o filme é horroroso, mentiroso, exagerado e politicamente tendencioso, que transformaram um vilão em heroi, soltará um “eu já sabia” em pensamento. A confirmação de seu poder de dedução é um deleite para a Classe Média.

Quando for ao cinema assistir Avatar, e for obrigado a ver o trailler do filme do Lula, berrará palavras como “ladrão” e “cachaceiro”, mostrando toda a educação da Classe Média, que se abstém de gritar “paraíba”, “baiano” ou algum nome em referência à deficiência física do personagem, porque mamãe ensinou, na sala do apartamento, que é feio. Provar a superioridade da própria criação é deleite para a Classe Média.

Quando a Folha publicar uma matéria informando que “descobriu” que os financiadores do filme têm interesses no Governo, ficará surpreso pelo fato de empreiteiros e empresários um dia financiarem alguma coisa de olho em vantagens na relação com o poder público. Lula perverteu os coitados dos empresários! Demonstrar publicamente esclarecimento e conhecimento dos fatos é o puro deleite da Classe Média.

Não assistir o filme e dizer que o mesmo é ruim, é liberdade de expressão. Para o deleite da Classe Média, nasce um clássico do gênero “não vi e não gostei”.

114 comentários:

Ciro Hamen disse...

Sensacional. Vou indicar essa "resenha" do filme no meu blog - sobre cinema mesmo. hehehe

Abraços!

Alexsandro disse...

Putz, o que dizer?!? Perfeito post. Parabéns!!

Germano Machado disse...

"Lula perverteu os coitados dos empresários" é sensacional!! Hahahahaha!!! Afinal, só o Estado é corrompido (e corruptor), segundo a certeza médio-classista!

Maria Laura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Laura disse...

Mais um texto que adorei ler!
Já tive de ouvir muitos desses cometários medio-classista, antes mesmo do filme estrear, exatamente como o texto diz
:)

ODEIO TRANSGENICOS disse...

ÓTEMO...TB NÃO QUERO ASSISTIR O FILME.....ME LEMBRA DOIS FILHOS DE FRANCISCO, SEI LA...AMO ESSE BLOG

Mariana Klafke disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Abilio Sicupira disse...

Acho que nós leitores do blog devemos montar um uma ONG, nossa inteligência e visão de mundo precisa de um palanque maior, talvez pudéssemos expor nossa opnião na TV Brasil ou levantar uma ajuda da Petrobras, conheço gente do partido que se empenharia neste sentido, nosso lema seria apoio total ao MST, CUT, Força e APEOESP, as entidades que movem este país pra frente. Pensem nisso, tem tudo para dar certo.

Ana Roxo disse...

ah não, gente
ONG é muito classe média!

Caio disse...

O mais engraçado desse blog, são os comentários das pessoas que não entendem o próposito!

ODEIO TRANSGENICOS disse...
ÓTEMO...TB NÃO QUERO ASSISTIR O FILME.....ME LEMBRA DOIS FILHOS DE FRANCISCO, SEI LA...AMO ESSE BLOG

Não sei se isso é de zuação ou não, mas sempre tem uma pessoa falando algo do tipo! hahahahah

Ted Tarantula disse...

não é "carta branca" que se diz Mariana..é Chapa branca (em referencia aos veiculos do governo) que quer dizer: oficial, com apoio do governo, institucional...
de nada

Paulo Afonso disse...

Hahahaha, não vi e não gostei! Classe média total! Mas eu vi e não gostei. Não por ser sobre o Lula, mas por ser ruim, mesmo. Ambição desmedida do diretor foi ótimo.

A Lesma Lerda disse...

O mais curioso sobre essa fauna é que esses infelizes são os filhos dos "filhos da ditadura"..esperava-se que desse coisa melhor e nao passa dessa mesma porquera de sempre..só que pior.

Bruno Neto disse...

ahhahahhahah

Anônimo disse...

Aguardemos agora o filme sobre FHC contando sobre o seu filho rejeitado, sobre o silêncio de Ruth Cardoso ante as traição cafajeste, sobre aposentadoria aos 36 anos, sobre um prof. autoritário, sobre um entreguista, sobre um subserviente de Washington, etc, etc, enfim, um filme médioclassista.

armando do prado

Lê Ferreira disse...

mais um tiro certeiro !
a trajetória de vida do Lula é incrível !

A Lesma Lerda disse...

Nesse capitulo das bizarrices dos meus conterrâneos, que me parece algo muito peculiar de nossa boa gente mineira, outro hábito estranhíssimo é quando vc tem uma das portas do carro não completamente fechada, com o segundo estagio aberto. Eles endoidam pra te avisar.
Sabem que a porta não abre, não tem ninguém no banco de trás correndo risco de cair, mas eles não se conformam; buzinam, piscam farol, fazem sinais estranhos com as mãos, e se tudo falhar dão uma fechada te obrigam reduzir e parar até que vc sinalize de volta sua enorme gratidão pelo aviso salvador. Isso acontece a todo momento e vale tb para os casos em que vc deixa, propositalmente, os faróis acesos de dia – pq vc acha que faróis não são somente pra vc ver melhor no escuro, mas para que seu carro tb possa ser visto em certas situações. Eles ficam possuídos e te perseguem por quilômetros até que vc apague. Uma versão pedestre desse estranho fenômeno psicossocial é se vc ousar sair de casa com um cadarço do sapato desamarrado. Vc será mais perseguido que o pobre Frankenstein nos antigos filmes da Universal. Agora, se vc estiver com o zíper da braguilha um pouco aberto, não terá perdão dos inspetores de passarinho soltos. É...eles são muito estranhos mesmo.

Anônimo disse...

Parabéns por citar Luis Nassif! Ele é o oposto de Reinaldo Azevedo.

Anônimo disse...

é incrivel mesmo, o comentário de q o filme é "eleitoreiro" é um dos maiores absurdos....
Um cara q tem 72% de aprovação pelos institutos da midia porca, precisa de filme p/ se promover ?
Confesso q esperava + do filme, mas foi bom p/ relembrar a entrada do Lula no sindicato (q não foi fruto de uma cabeca comunista q come criancinhas como a midia vende e a classe merdia compra....).

Genital Lacerda disse...

Não se iluda "anônimo", nao existe santa na zona. Todos os jornalistas se vendem...Esse que vc citou tb é uma "pena de aluguel" como todos os outros...de qualquer lado que olhar são todos venais e oportunistas...o unico remedio pra nao de desiludir é..não se iludir.

Lord Oblivion disse...

Filme nacional...brasileiro??????????????? arghhhhhhhhhhh..so tem um de dá pra assistir sem morrer de raiva e sem olhar as horas a cada 5 minutos..Domesticas do Fernando Meirelles é infinitamente melhor que Cidade de Deus..

Perdita Durango disse...

"a trajetoria de vida do Lula é incrivel" é mesmo.....tanto que ninguem acreditou, ao que parece..

Ludmila disse...

Esse blog se supera a cada post. Os comentários tb, dao grande contribuicao, rsrs! Parabéns. A propósito, nao vi o filme, entao na posso falar nada, mas estao falando tao mal na mídia, que com certeza nao deve ser tao ruim assim, hehe.

Mariana Klafke disse...

"Lula perverteu os coitados dos empresários!"

hahahahahaha


Amei o post, esse blog é muito bom!

Ouvi bastante desses comentários.

Particularmente, vi o filme e gostei bastante; é bom como filme mesmo, e não é "CHAPA branca", não mostra um homem idealizado.



(Pronto, Ted Tarantula, comentário corrigido; obrigada, já que já disseste de nada, por ficar lendo os comentários de outrem e corrigindo-os, afinal, prestas um grande serviço ao bem do blog!)

|Ted Tarantula disse...

Falou Mariana...bom que levou na boa..nao quis ser chato..vi seu blog e gostei muito, sou seguidor agora..

Ted Tarantula disse...

socorro..como faz pra excluir comentario repetido???
parece que o Pierre nao policia muito esse negocio aqui..

Daniel Serrano disse...

penso até que o deleite da classe média em relação ao filme do lula se dá em outra esfera; há muito classe-medista (ou classe-medroso, apud Regina Duarte) que cai feito pato no dramalhão dos barreto. sai emocionado, lágrima no olho, discurso mais-que-benevolente em relação ao presidente; como assim esses que fingem-se comovidos com enchentes - comoção a distância

Spam for free* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Spam for free* disse...

alguém aí já escutou a teoria:

mãe do pac = mae do lula.
Gloria pires é na vedade alusão à DIlma?

eu já!

asnalfa disse...

Nojo do filme desse cachaceiro!!!
Pq nao fazem um filme do Milton Friedman, pai do neo-liberalismo???
Muito melhor que representar comunalha na tela pra medio-classita pgar estacionamento, pipoca e cinema!
Cada uma!

A Lesma Lerda disse...

Por falar em teoria conspiratoria: dizem que o "acidente" de carro do Bruno Barreto foi punição imposta pela direita por causa do filme...

Eduardo Marques disse...

Fio, olha só:

"Quando for ao cinema assistir Avatar, e *ser* obrigado a ver"

Eu acho que você quis dizer:

"Quando for ao cinema assistir Avatar, e FOR obrigado a ver"

Pierre do Brasil disse...

Ordem no barraco:

Ted Tarantula, Lesma Lerda: apaguei os comentários repetidos.

Eduardo Marques: erro corrigido, obrigado.

Apaguei uns Spams também. Parece que tem mais em outros posts... Vou verificar.

Henrique disse...

Mas afinal de contas, o filme é bom ou ruim?

Zé Matarazzo disse...

Cara eu continuo adorando esse Blog....!!! sensacional!!!!! tá de parabéns!!!!!!!

Anônimo disse...

o bolg e´otimo...otimo tambem os "palpites" de analfabetos funcionais tipico de classemediaVejista

Anônimo disse...

Engraçado... pq vc não nos fala, do alto de sua classe pobre ou alta (ou miserável, já que, pelo seu ódio de classe média, vc não pertence a ela) SE o filme é eleitoreiro, mentiroso, aproveitador, massageador de ego, exagerado OU NÃO, ou se de fato os financiadores do filme têm interesses eleitoreiros OU NÃO? Não é muito mais proveitoso do que taxar todas as opiniões que você não gosta (sejam elas verdadeiras ou não) de "classe média" e desprezá-las por isso (e só por isso?). Não parece uma daquelas frases espirituosas do Lula, onde ele tira por menos qualquer assunto, SEM DE FATO CUIDAR DO ASSUNTO? (tipo o Lula quando perguntaram se não é estranho o filho dele ter enriquecido APENAS quando ele virou presidente, um case de sucesso nunca antes visto nesse país, ele tirou por menos que isso era inveja. Inveja ou não, esse não é o assunto!) Parece que nosso presidente vai fazendo escola... talvez devamos incluir esse espírito no Direito e na medicina: "Doutor, estou com uma dor no coração" Resposta: "Ah, isso é uma dorzinha de nada, uma marolinha". E manda pra casa. Talvez assim a classe média não precise mais levar o país nas costas, pagando a maior carga de impostos do mundo e TRABALHANDO, coisa que nosso presidente não precisou fazer nas últimas décadas graças a pensão que nós, da classe média, pagamos pra ele todo mês.

linhasdefuga.com disse...

continue o grande trabalho camarada, muito bons os textos parabens.

"TRABALHANDO, coisa que nosso presidente não precisou fazer nas últimas décadas graças a pensão que nós, da classe média, pagamos pra ele todo mês." - a culpa da miséria do país é dos pensionistas e aposentados, bem estilo FHC e sua tirada de que aposentado é vagabundo.

Juca disse...

O anônimo aí de cima não entendeu porra nenhuma, pra variar. Aliás, anônimo que chega nervosinho, ou se sentiu ofendido, ou não entendeu nada, ou os dois.

A parada é a seguinte (só vou explicar uma vez): o tema desse post não é uma avaliação do filme, e sim uma avaliação do comportamento da CM em relação ao filme, por nutrir um ódio irracional pelo Lula.

Se você quer uma avaliação do filme, procure uma crítica ou vá ao cinema assistir.

Lord disse...

offtopic
2010 chegou! O BRASIL ESPERA QUE FAÇAMOS NOSSA PARTE LIMPAMDO O CONGRESSO
“ELEJA, NÃO REELEJA”, O CONGRESSO, AQUELE SHOW DE HORRORES, COM CPIS TERMINANDO EM PIZZA, CONGRESSISTAS ARROGANTES E CORPORATIVISTAS, ACOBERTANDO UNS AOS OUTROS.
OS CONGRESSISTAS SABEM O QUE ALI OCORRE, POREM SÃO CONIVENTES!
ALGUNS CRITICAM SEUS PARES, MAS FALTA CORAGEM.
LAMENTÁVEL PORQUE PRECISAMOS DE HOMENS QUE MORALIZEM AQUELAS INSTITUIÇÕES.

Estou divulgando em meu blog uma lista com todos os Fichas Suja.
Peço que visite o blog, copie a lista e poste no seu, esta chegando a hora da gente reagir contra toda aquela bandalheira.
grato
Lord - http://caranovanocongresso.blogspot.com/2010/01/lista-de-politicos-com-ficha-suja.html
Breve estarei divulgando a lista dos 40 mensaleiros, do mensalinho mineiro, dos Fichas Suja do Senado, e dos que foram condenados pela "Opiniao Publica"

quantotempodura disse...

Lembrei de um dos clichés favoritos da Classe Média

"VICIADO EM SÉKSSO"

Toda vez que um jornal ou portal escreve o termo "viciado em sexo" eu quase entro em combustão espontânea de vergonha alheia.

Mas parece que a classe média ADOURA, porque esse termo cafona está migrando da baranguisse dos portais da internet pra explicar qualquer "problema" que o cidadão possa apresentar

"Ah, o pai arrumou emprego pra ele na firma mas ele não gosta de trabalhar? É porque ele é VICIADO EM SÉKSSO"

Anônimo disse...

"TRABALHANDO, coisa que nosso presidente não precisou fazer nas últimas décadas graças a pensão que nós, da classe média, pagamos pra ele todo mês."

Por quê, no fim, tudo é culpa do INSS?

Wilson Alves disse...

Tem uns caras que entram neste blog, que fala da classe média, pensando que estão entrando num blog que fala à classe média, assim como os blogs do tio rei, noblat, cuturnos, etc (minúsculos); pensam que o “Classe Média Way of Life” é um espaço, como estes citados, feitos sob medida para caber em seus sonhos.

Anônimo disse...

Não existe nada mais classe média que falar mal da classe média para própria classe média em blog! Uma contradição ambulante.

ODEIO TRANGENICOS disse...

AH CLARO QUE EU ENTENDI O BLOG CARA(CAIO), EU NÃO ENTENDI SEU COMENTÁRIO.MAS ACHO QUE FICAR USANDO AKI PRA DIALOGAR EH MTO CLASSE MEDIA...AUHAUHAUHUHAA

Genital Lacerda disse...

Na verdade cada vez mais fica evidente a teoria da inteligencia fixa que diz que a quantidade de inteligencia existente no mundo é sempre a mesma, estavel, e que quanto mais nasce gente menos sobra pra cada um, como um recurso natural nao-renovavel qualquer... não parece plausivel?

lmvp disse...

O filme, na minha opinião, conta a história da dona Lindu.

Assisti num cinema no bairro mais tucano de São Paulo, a Vila Mariana. Por incrível ele foi aplaudido por todos os que estavam na sessão - que estava bem cheia por sinal

Anônimo disse...

Como sempre, este blogzinho de merda tenta impingir as ideias do autor nos outros, sob o pretexto de que se não as aceitar será "uma marionete da Classe Média".

O autor não gosta de suco de uva mas a maioria gosta? Uva é coisa de Classe Média, e você devia se envergonhar deste hábito.

É simples assim.

Mariana Klafke disse...

Tem sempre uma série de anônimos para fazer comentários idiotas (ou, no mínimo, preconceituosos) e muitíssimo mal escritos. Vão ler aquele semi-analfabeto (certamente foi alfabetizado, mas claramente não soube aproveitar) que se acha inteligente e engraçado do classebaixawayoflife.

João Sérgio disse...

Alguém avisa ao anônimo aí que hoje internet não é mais exclusividade das classes média e alta?

Drixz disse...

Putz, neguinho é muito classe média mesmo para comentar de filme nacional nesse blog. Típico classe mediano falar mal de filme nacional e depois dar uma assoprada citando um ou dois bons sendo que a topeira só conhece os "globais" e assiste Transformers e chora com a morte do robô.
P.S: Adorei a resenha.

Gustavo disse...

Lula, " Uma pessoa que gosta de aparecer" Estou aqui lendo as noticias do Brasil e li que o Brasil quer doar 350 milhoes de reais ao Haiti. Que ridiculo isso gente. Um pais de tantas favelas, mergulhado numa violencia urbana sem tamanho, aonde falta carteiras e merenda escolar nas escolas publicas que sao vergonha internacional, doando essa quantia de dinheiro. Se Os Estados Unidos que e a nacao mais rica do mundo doa quase 200 milhoes, e o Brasil com esses governantes incopententes querendo doar essa fortuna. Sim, sei que eles precisam, mas primeiro vamos ter condicoes e resolver primeiro os problemas internos pra depois ajudar os outros. Aqui na Europa, todos cautelosos, cada um doando uma quantia real e significativa enquanto um pais de terceiro mundo como o Brasil doando esse valor obsceno. Outro dia li uma mensagem que Sandy deixou no twitter falando sobre esse mesmo assunto e todos a condenaram. E ainda quem esta levando a melhor sao os Estados Unidos, pois so eles levam o merito de que esta ajudando aqui na Europa.Nem sai na midia aqui que o Brasil esta dando essa "grotesca" ajuda. Nao se presta ajuda quem precisa ser ajudado!!! Isso e o que eu penso. Vamos ajudar a nos mesmo primeiro e ao mesmo tempo, com juizo, ajudar os outros. Estou muito decepcionado com meu pais e infelizmente com esses governantes corruptos que pra mim aonde Sarney e Lula estao na mesma equacao, pois quem acoberta tbem tem culpa no cartorio. Abraco a todos e reflitam sobre o que esta acontecendo debaixo dos narizes de cada um. Estou de fora e enxergo melhor. Felicidades!

Anônimo disse...

A nova mania da classe média agora é falar do valor da doação do Brasil para o Haiti....

Ed disse...

depois que esse blog saiu na carta capital deixou de ser de humor e virou panfletário.
Espero que retorne com o humor. Nao há humor nenhum neste post!

Henrique disse...

Pergunta: é possível fazer alguma crítica negativa ao blog sem ser chamado de "classe média"?

Anônimo disse...

...isso que o Pierre não chama de burguês...não há nada que deixe um burguês mais puto, do que ser chamado de burguês.

Canhoto

Observador disse...

Ed, discordo de vc. Esse blog sempre teve essa orientação política, vide os posts do início, falando até de bolsa-família.

Marcos Vinicius Gomes disse...

Até que enfim alguém para desmascarar este Lulobby que corrompeu os impolutos impresários, empreendedores natos, anteriormente dissociados das benesses estatais, mamatas, etc e que agora estão umbilicalmente ligados ao mestre maldito da patuléia! Pobre de nós!

Gustavo disse...

Pow, nao sou de classe media nenhuma. So sou indignado com esse governo do Brasil que perdi as esperancas a seculos. Pessoas corruptas que estao mostrando a bunda pra educacao desse pais. E simplesmente porque uma populacao educada nao suporta tanta pilantragem e impunidade. Porque nao investe esse dinheiro no Rio de Janeiro pra minimizar a violencia e acabar com as favelas dando uma moradia digna pra populacao local. Claro, agora eles pensam que o pais esta rico e fica abusando dos cofres publicos. Hj mesmo ainda comentei isso com uma colega de trabalho e elas ainda me lembro uma coisa, sera que grande parte desse sinheiro vai pro bolso desses politicos ou vai mesmo pro Haiti. Ja espero ver essas Olimpiadas no Rio ser um fiasco ja como preveem aqui na Europa porque o pais nao deu conta de consertar a cidade em decadas, porque agora em questao de anos vai conseguir. E claro que vai ter varios desvios de dinheiro publico direto pras contas dos politicos. E outra, estou ate vendo os predios e estrutura que vao ser construidos pra olimpiadas, como tudo no brasil e de pessima qualidade. Em 2 anos as paredes vao comecar a descascar e vao surgios outros problemas estruturais. Porque nao respeitar sua populacao e investir em nos mesmos. Brasil, sempre vai ser um pais de Terceiro mundo. Esta certo os europeus e americanos quando dizem que India e Brasil sao a mesma coisa. Ambos tem favelas espalhadas por todos os cantos e a pobreza e falta de cultura sem tamanho. E ainda tem ate tour pelas favelas.. Gente, que vergonha viu!! Um dia estava passando aquele filme aqui "Cidade de Deus" e comentei com outro amigo brasileiro falando da vergonha desse filme ser do Brasil e ele todo orgulhoso falando que era nossa cultura.rsrsrsrsrs. Olha a cabeca da pessoa, orgulhoso de um filme mostrando a realidade brasileira com violencia, pobreza e favelas. O foda e que no Brasil so se produz esse tipo de filme. Enquanto outros paises estao escondendo suas falhas e defeitos, o Brasil esta escancarando por ae tudo isso e ainda se diz orgulhoso. Bom, fica ae minha reflexao! Felicidades a todos!!;-)

Ted Tarantula disse...

conclusão óbvia lendo os comentarios: classe média é um estado de espírito...de porco.

A Lesma Lerda disse...

esse GUGU aí em cima é dos que dizem assim..."ahhhh ahhh eu até que gosto de filme brasileiro mas so dos que mostram nossas belezas naturais e maravilhas sociais, não desse Cidade de Deus que nos envergonham no estrangeiro e denigrem a imagem do Brasil..."
Conclusão sobre quem se preocupa com a tal "imagem do Brasil no exterior" e se esquecem que vivemos todos no interior - de todas as carencias nacionais a mais grave e que esta na raiz da maioria dos problemas é a de auto estima.

Ricardo Simões de Carvalho disse...

Da hora o post, Pierre. Mas confesso...não tenho nada contra o Lula...fez um Governo que funcionou...mas eu desconfio muito da "honestidade" do PT quanto aos efeitos do filme na eleição...não só do PT...o PSDB e os outros partidos devem estar se mordendo por não ter pensado nisso antes.

Tá valendo tudo...não dúvido mais de nada.

Levei um pouco pro pessoal...ehehehehhee

Abraço

Jeronimo disse...

Gustavo, por um acaso, você mora no exterior, certo?

A quanto tempo mora fora?

Soube alguma coisa sobre o processo de pacificação nas favelas?

Soube sobre a estrutura construida para o Panamericano, que foi elogiada inclusive pelos americanos?

E só para saber. Soube do caso da Alemanha onde um autódromo que foi remodelado com hotéis e tudo mais, faz cinco anos, e a estrutura está se desmanchando, além dos políticos que estão envolvidos em desvio de dinheiro da estrutura?

E que adianta falar tão mal sobre tudo o que acontece no Brasil se você nem está aqui por perto para fazer alguma coisa?

Anônimo disse...

Cara, vc é bom!!!! Impressionante sua percepção e o humor crítico ácido. Parabéns.

Roderick disse...

Um dos inúmeros méritos do Lula foi ter exposto as fétidas entranhas de nossa imprensa dita insenta e de parcela da sociedade brasileira. No futuro, quando se estudar a atual fase da história brasileira, sera difícil entender como um presidente elogiado em todo o mundo e com tantos premios internacionais, possa ter sido tão vilipendiado em seu própio país por uma parcela da sociedade dita culta.
Quanto tempo mais teremos que conviver com esta sindrome de Homer Simpson?

Tássia disse...

Cara, tu é medio-classista, eu juro!

Mulher Indigesta disse...

Gostei do blog. Estou seguindo. Por favor, faça um levantamento da classe mérdia gaúcha e seus estranhos hábitos. Acredito que seja a pior e maior de todas. Qualquer dúvida, podes me consultar.

Genital Lacerda disse...

Nada mais engraçado que as criticas ao autor por ser ele mesmo um classe média...como ele poderia saber tanto sobre essa fauna se não fosse um deles???
Ou imaginam que ele deve algum tipo de lealdade a esses escrotos e nao pode critica-los???
É um traidor da classe????
Tem de ser muito miolo mole - ou classe media, que é a mesma coisa - pra pensar uma m...dessas...
Afinal Flaubert, Voltaire ou Anatole France eram bons burgueses e por isso souberam chicotear seus pares com eficacia e competencia.

Ted Tarantula disse...

O autor é extremamente feliz em todas suas lenhadas nessa vergonhosa e desavergonhada pequena burguesia atrasada e ignorante desse enorme país atrasado e ignorante; mas é um pouco como chutar cachorro morto.
Criticar coisas como Jô Soares, Pedro Bial e Arnaldo Jabor??? São ícones dessas mentalidade e gritam por chicotadas no lombo. Piores são os bem pensantes e “de esquerda” que acalentam e consolam a parcela “letrada” e consciente dessas “elites”, e digo isso pensando em gente como Luis Fernando Veríssimo, Millor Fernandes e Luiz Nassif que fazem com que seus leitores se sintam em paz com sua boa consciência social, e principalmente, muito inteligentes pq entendem a ironia e “sutilezas” de seus texticulos magistrais. E são tão ou mais conservadores e reacionários que os outros.

Thiago disse...

o mais engraçado dos posts é como a classe média se dói e expõe sua dor nos comentários...huahuahua...ela não tem jeito mesmo.

Fegalves disse...

Nossa. Achei tudo muito agressivo aqui.
É classe média falando mal de si mesmo e classe média comentando. Meio contraditório mesmo.

A Lesma Lerda disse...

Coerencia é lógica dos tolos...

A Lesma Lerda disse...

Coerencia é lógica dos tolos...

A Lesma Lerda disse...

Coerencia é lógica dos tolos...

Gustavo disse...

Caro Jeronimo,

Nao foi o que andei lendo sobre as construcoes do Pan Americano. Li muitas notas em jornais pela internet que os apartamentos como tudo que o Brasil constroe e uma merda.Deve ser igual daqueles que o deputado construiu.rs. O governo brasileiro constroe tudo com ma vontade e ate porque pra economizar bastante com material de terceira pra parte do dinheiro ser desviadas pras contas bancarias deles. Essas fatias do bolo todos os politicos sabem e querem. Pelas fotos que vejo desses predinhos do Pan Americano e muito vagabundo que deve ser com paredes finas, essas cores que so se usam em paises de terceiro mundo e que foram criticas pelo atletas americanos sim. Estou morando fora do Brasil ha 7 anos e quem esta aqui fora enxerga melhor o qual o Brasil e sub-desenvolvido. Compare tudo dae com paises desenvolvidos. A ultima que fiquei sabendo que mais de 50% dos estudantes que fizeram o Enem ficaram abaixo da media. Num pais aonde as pessoas vivem deslumbradas com marca de roupa, tenis Nike shox.rsrs. e lambem a bunda de qualquer estrangeiro que passe perto deles enquanto aqui ser brasileiro e um simples e intrinseco defeito. Brasileiros aqui na Europa e conhecido por povo preguicoso, gosta de se prostituir, roubam e mentirosos. Da uma voltinha na Italia com uma amiga sua e manda ela da uma voltinha sozinha pra ver o tanto de homem que vai beirar ela pelo simples fato de ser brasileira e que pode rolar um sexo facil. Infelizmente nasci brasileiro e admiro a Inglaterra como sendo um pais civilizado e de pessoas educadas, ao contrario do Brasil que nao se pode comer uma banana na rua que passa-se uma conotacao sexual. Vi a materia daquela Geise arruma e eles falando num pais que as pessoas saem peladas no carnaval, julgando uma pessoa que usa um vestido curto. Ah, e a mania que brasileiro tem de por Y, letras duplas no nome pra ficar mais chique.rsrsrs. Vcs ae vivem numa ilusao de REDE GLOBO que poe vcs num mundinho muito alienado. Boa sorte a todos!

Gustavo disse...

Ah, comparem os sites do Brasil com os da Inglaterra pra vcs verem a diferenca. E os brasileiros se acham espertos e bem desenvolvidos em relacao a internet. O design e muito de terceiro mundo. Compare, por exemplo o site da BBC com o da globo. O tipo do video, o design, a funcionalidade. Alias o Brasil esta muito atrasado nisso ainda. Qualquer empresa minuscula aqui tem otimos websites e funcionam muito bem mostrando preco, opcoes e muitas outras coisas. Ah gete, para ne, gosto do brasil so por fotos, porque ta cheio de praias e belezas naturais aqui pela europa que da o banho . Bjos a todos!

Nanda disse...

Ler esse blog, entendê-lo e trazê-lo pro seu dia a dia, é como estar num ambiente de hábitos e conversas estranhas, q não te caem bem, e de repente vem uma alma caridosa e te conforta, dizendo "relaxa, é isso aí msm".

Então, se as situações descritas não te causam nenhum estranhamento ou náuseas ou risadas incontroláveis, fica difícil entender o blog.

É um verdadeiro manual de sobrevivência para se integrar ao Classe Média Way of Life, e manter suas relações interpessoais com esse estranho povo, q muitas vezes é da família, então vale a pena o esforço de compreensão.

Maria disse...

Poxa, Pierre, tão faltando umas tags aqui, né? Pelo menos Lula acho q seria uma fundamental, no mínimo até o fim de 2010!

Felipe Amaral disse...

Nossa perfeito. Fui ver o filme do Lula e sabia que ia ter gente pra "cornetar" o filme. E foi batata, na hora que apareceram os patrocinadores teve um espertinho médio classista que falou: Olha lá as empresas ajudadas pelo governo! aí eu pensei: esse leu o PIG direitinho hein! kkkkkkkk Essa classe média é tão, mas tão previvível.

Isabella disse...

Adoro esse blog, e infelizmente tenho que assumir que em muitos pontos eu sou médio -classista. Tento fugir desta realidade, mas é maior que eu. Só convivo com medio-classistas. Eles estão em todas as partes!!

Achei no Youtube uma musica que diz exatamente tudo oq esse blog fala:

http://www.youtube.com/watch?v=KfTovA3qGCs

talvez alguém já tenha indicado isso, mas na duvida coloco ai!!

Ted Tarantula disse...

Muito legal tb é o atávico sentimento de culpa desses - e principalmente dessas - e a cristã necessidade de confissão, expiação e auto flagelamento..."eu sou classe media mesmo, ja tentei mudar mas é mais forte que eu..talvez na proxima sessão eu possa dizer: estou a tantos dias de dias sem fazer nenhuma das merdas que esse pessoal faz..."

A Lesma Lerda disse...

Nesse capitulo das bizarrices dos meus conterrâneos, que me parece algo muito peculiar de nossa boa gente mineira, outro hábito estranhíssimo é quando vc tem uma das portas do carro não completamente fechada, com o segundo estagio aberto. Eles endoidam pra te avisar.
Sabem que a porta não abre, não tem ninguém no banco de trás correndo risco de cair, mas eles não se conformam; buzinam, piscam farol, fazem sinais estranhos com as mãos, e se tudo falhar dão uma fechada te obrigam reduzir e parar até que vc sinalize de volta sua enorme gratidão pelo aviso salvador. Isso acontece a todo momento e vale tb para os casos em que vc deixa, propositalmente, os faróis acesos de dia – pq vc acha que faróis não são somente pra vc ver melhor no escuro, mas para que seu carro tb possa ser visto em certas situações. Eles ficam possuídos e te perseguem por quilômetros até que vc apague. Uma versão pedestre desse estranho fenômeno psicossocial é se vc ousar sair de casa com um cadarço do sapato desamarrado. Vc será mais perseguido que o pobre Frankenstein nos antigos filmes da Universal. Agora, se vc estiver com o zíper da braguilha um pouco aberto, não terá perdão dos inspetores de passarinho soltos. É...Eles são muito estranhos mesmo.

Vinícius disse...

Ótimo o post! Mas, vá lá, o filme é uma merda mesmo! Prova de que não é propaganda eleitoral, do contrário não teriam chamado o Fabio Barreto pra dirigir...

Genital Lacerda disse...

Filme nacional pra ser levado a serio teria de ser dublado em outra lingua...ninguem acredita em nada que seja dito em nosso proprio idioma, tantos são os mentirosos entre nós. Aliás, por essa razão, no mundo inteiro as pessoas veem os filmes em sua propria lingua, dublado, só aqui que se exige legendas e idioma original.

Anônimo disse...

Para Ted Tarantula:

Adorei seu comentário em relaçao ao meu post!!
Não há nada mais medio-classista que acompanhar blogs, twitters, etc, etc..
logo todos aqui fazem parte desse mundo, principalmente o autor!!
oq não impede que tenhamos consciencia e autocritica a cerca dessas atitudes. nada como um medio-classista para falar tao bem desta "raça"...

mas a mina intençao somente era divulgar a musica classe média de Max Gonzaga que tá no youtube...espero gostem!!

Isabella

Fofão disse...

Prezado, seu blog é perfeito.

Só uma coisa: como praticante do "não vi e não gostei", devo esclarecer que não se trata de achar ruim, e sim de não gostar mesmo. Não vi o filme porque sei que não gostaria, se visse, ainda que seja bom. Não ver e achar ruim é estupidez. Não ver e não gostar é praticidade.

Um abraço.

Wilson Alves disse...

O que faz alguém não ver e achar ruim ou simplesmente não gostar nada tem de prático, mas, sim, de preconceito.

Fofão disse...

Wilson, todos nós vemos alguns filmes e não vemos outros. Neste último caso, não vimos porque não gostamos, tenhamos ou não consciência disso.

E, sim, etimologicamente falando, é preconceito: um conceito formado antes de termos contato com a coisa em si. Da mesma forma que, quando resolvo ver um filme, formulo um outro preconceito: o de que ele merece ser visto.

Enquanto não for possível assistir a todos os filmes, vamos selecioná-los através destes "pré-conceitos". Não há outro jeito.

E, no caso de "Lula, o filho do Brasil", o meu "pré-conceito" se deve à sinopse, ao elenco, a seu produtor e a seu diretor, e nunca ao seu personagem central, a quem admiro e, ainda que com reservas, apoio.

Por falar nisso, os frequentadores de shopping estão mesmo gritando "cachaceiro" quando passa o trailer do filme? Essas coisas é que me dão vontade de desistir desse país...

Tânia Marques disse...

Colocquei o link deste blog na barra lateral dos meus três blogs:
www.marquesiano.blogspot.com
www.degraucultural.blogspot.com
www.arteportodososlados.blogspot.com
Parabéns pela genialidade deste blog. Beijos

Anônimo disse...

Cuidado, dono do blog. Você pode morrer assassinado a qualquer momento.

Victor Fugita disse...

Muito boa a resenha! Estou recomendando o blog!

Anônimo disse...

É assim mesmo cara!

Os classes médias das universidades federais, principalmente de sociologia, serviço social, economia, geralmente filhinhos de papais que não precisam trabalhar, pensam assim mesmo! Muito engraçado!

Eles estão nos centros e diretórios acadêmicos falando de Marx e Guevara e comendo mc donalds!!

Aí ainda acusam o filme de lula de golpe! Sào uns comédias!

Valeu cara, esse blog é demais!

Anderson Aguiar disse...

Ainda bem que não faço parte da classe média!
Mesmo porque hoje as classes são classificadas como A, B, C, D e E.
O que quero dizer é que ser médio é ser medíocre, não é mais e nem é menos.
Isto é mais uma questão de status, onde ostentar é mais importante do que ser!
Viver em uma "classe média" é viver um verdadeiro paradoxo!
Veja o comentário do Anônimo de 15/02. Gostei do seu comentário, gostaria de saber seu nome para poder cumprimentá-lo!
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Meu nome é Victor!

Os classe-média-papai-sou-do-ca são os mais engraçados! Mais engraçado ainda é ver um branquelinho viadinho apoiando Ong em favela, achando que brother da galera! A classe média é uma comédia!

Anônimo disse...

A classe-média é composta de um bando de riquinho que acha que fumar uma maconhinha e ser esquerdista acaba com os problemas do mundo!

Aí vem e faz universidade federal... eu que não tenho grana não faço, o classe-mérida faz. E depois inventa discurso para defender a federal. Depois vai e passa num emprego público... e inventa um discurso para dizer que emprego público é importante.

Aí esse esquerdinha viadinho vai defendendo o estado promotor da desigualdade e se acha o fodão!

Seus classes-mérdias!

Fofão disse...

Eu fiz universidade federal. Ralava o dia inteiro, ganhava um salário mínimo e meio e estudava à noite. Agora estou desempregado, e vou fazer mestrado. Em uma universidade federal. Sem bolsa.

Seu problema, Anônimo logo acima, é que você não consegue passar no vestibular das federais nem nos concursos públicos. E aí põe a culpa de sua incapacidade no "Estado promotor de desigualdade".

Uma atitude típica dos classe média.

Anônimo disse...

Fofão, classe média é fazer federal, que estupidez!

Olhe os cursos das federais e veja quantos miseráveis estão lá?

E emprego público (bom, obviamente, não de faxineiro) também é de classe média!

Isso porque nos dois casos o filhinho de papai pode ficar só estudando para passar!

Você falar que pobre não passa em federal porque é incompetente é um discurso totalmente classe média!


O fato é que não há vagas para todos estudarem de graça e quem tem dinheiro estuda de graça. Logo, quem precisa estudar de graça paga para quem não precisa. Isso gera desigualdade, se você tiver um minimo de itelecto vai entender!

Fofão classe média típico, usa o discurso do entra em emprego público e universidade federal só quem merece para justificar o estado promotor da desigualdade, ou melhor, o estado para a classe média mamar na teta!!!!!!!!

Fofão disse...

Anônimo, o que eu quis dizer é que eu sou pobre e estudei na federal. Na minha turma eram todos trabalhadores. Por sinal, o emprego que eu tinha na época era público (ruim, reconheço, mas era).

Foi uma federal que me deu uma profissão (fui o primeiro em minha família a ter curso superior, pelos lados materno e paterno). Foi o serviço público que me pôs no mercado de trabalho.

Se as federais são elitizadas, vamos lutar contra a elitização. Acabar com as federais nos deixa com menos chances ainda. Temos que combater a doença, não o paciente.

No mais, emprego público, hoje, pelo menos no poder executivo, não interessa mais a filhinhos de papai. Paga muito pouco. Só pobres como eu e vocẽ nos candidatamos.

Anônimo disse...

Esse vagabundo de comunista não trabalha? Cadê novas matérias? Quem sustenta esse sanguessuga?
armando do prado

Anônimo disse...

PAga muito pouco?!

Compara o salário do servidor com a iniciativa privada.... e o trabalho porco que o servidor faz com a ralação da iniciativa privada...

isso é muito roubo, isso sim, eu ficar bancando classe média para trabalhar pouco e ganhar muito como funcionário federal.


Tem que acabar com essa palhaçada toda, de vários otários bancando os amiguinhos do Lula, do FHC, do Arruda etc.

Fofão disse...

É sério: no último concurso para cargos técnico-administrativos na UFMG, o salário para nível superior, 40 horas semanais, era cerca de $ 1300,00, ou seja, dois salários mínimos e meio. Repito: nível superior.

Paulista disse...

Agora a classe média TB está com o Lula!!!!!!!!

Vai dar dilma 2010!!!!!!!!!

Chega de "Ferra"!!!

L.J.K. disse...

Perfeito e brilhante. É assim que defino o blog. Li todos os posts e os achei fantásticos. A classe média, classe de pessoas esclarecidas e superiores, merece todo este tratamento dado a ela aqui neste espaço. Afinal, é essa porra seca da camada social que estraga o Brasil e o mundo.
Os caras que escrevem este blog são muito bons em argumentação. Mais uma vez, digo que o blog é brilhante (e engraçadíssimo!).

Uma sugestão seria escreverem um post sobre o fato de que médio-classistas que são médicos adoram andar na rua com seus jalecos brancos só para mostrarem que estudaram medicina e que portanto possuem muito mais conhecimento (ooohhhh!!!!)que outras pessoas. Ou então sobre jovens de classe média que matam outras pessoas: nestes casos, a justificativa é que os jovens estavam depressivos porque papai e mamãe se separaram ou então que a adolescência é uma fase de instabilidade emocional (se pobres matam pessoas, é porque o jovem pobre é naturalmente violento, pois é vagabundo e desocupado, etc.).
Da maneira como são criativos, os autores deste blog poderiam citar também o fato de muitos chatolescentes mimados médio-classistas serem emos - pois afinal eles precisam chorar a tristeza de ter uma vida perfeitamente confortável e completamente sem nenhum problema.

Enfim, não sei. A classe média sugere tanta coisa para se escrever sobre ela e seu mundinho, que este blog, se continuar no ar, ficará no ar por longos e longos anos.

Parabéns aos cérebros que o idealizaram e o fizeram ganhar vida! Vida longa e venturosa a vocês!!!

Att,
Pé-Rapado Pobretão

redonda disse...

Gostei do seu sentido de humor.
Vou tentar voltar.

Carlos disse...

Ah é, para não gostar de algo precisamos realmente experimentá-lo. O que me leva a crer que o autor deste blog, se é heterossexual, já deve ter dado a bunda pelo menos uma vez para poder afirmar que não gosta. Não precisa ver o filme do Lula pra saber que é eleitoreiro. Basta saber que dois meses antes de lançá-lo o presidente decretou que as salas de cinema do país seriam obrigadas a exibir filmes brasileiros por um determinado tempo mínimo, mesmo que não estivessem dando lucro. Ou seja, eu monto meu cinema, invisto dinheiro nele, pago montes de dinheiro ao governo em impostos e ainda sou obrigado a passar o que o governo manda, não o que me traz retorno. E isso ainda é decidido por medida provisória dois meses antes de lançarem o filme com a vida coitada do nosso presidente. Porra, e tem gente que ainda vê graça neste blog?

Uriel Juliatti disse...

Hahaha.. O engraçado é, o médio classista, com seu pensamento MEDIOCRE e (quando pensa..) MEDIANO,
é bipolar no pensamento.. Ele só consegue enxergar 8 ou 80 (ou 88 de HH - Heil Hitler! haha). É uma esquizofrenia típica do Médio Classista, que só consegue enxergar Certo e Errado, Bem e Mal, PT e PSDB, Esquerda ou Direita..

É um liberal piadista mesmo! hahaha

Augusto F. Santos disse...

É "interessante" o preconceito com os nordestinos presente no post. Chamar de "baiano" seria um insulto? Boas piadas não precisam de preconceitos para se tornarem mais engraçadas. É fácil de notar isso aqui.

E sim, sou paulistano. Conheço bastante o Nordeste e não entendo como as pessoas aqui têm a mente tão atrasada em relação à isso.

E concordo com o que nosso amigo Carlos disse, não vejo graça nesse blog. (Esse post será deletado, com toda certeza... Enfim, a liberdade de opinião deveria ser igual, pelo menos deveria...)

Anônimo disse...

Fracasso de bilheteria, mas mesmo assim, concorre ao Oscar.

Orgulho para a classe média comunista de butique, blogger/twitteira/orkuteira que se vê como algo superior, totalmente à parte dela (os esquerdistas pró-Lula com camisa do Che Guevara e tênis Nike não são preconceituosos, não! Só a "classe média" é) e faz críticas jocosas, contribuindo dessa forma para os avanços sociais.

Depois perde o Oscar. e então desdenham a premiaçãozinha fake estadunidense como algo que não aprecia a arte, e provavelmente tem um racismo contra o Lula e tudo que ele representa (resumidamente, o Bem).

Anônimo disse...

convenhamos que o filme é um lixo mesmo.

Anônimo disse...

A CLASSE MÉIDA SÓ OLHA PRA SI....

Lucy disse...

Sei lá se o filme é bom ou não,não assisti,mas de qualquer forma dou como sugestão p. o blog dar de sugestão p. os produtores de filmes,outro filme com presidentes,mas desta vez um que tenha "finés",sobre a vida do Collor,por exemplo,fino,bem nascido,oratória perfeita(faz até vc. entregar de mão beijadas seu próprio dinheiro.Acho que ia ser muito legal,ver um filme onde as pessoas entregariam seu dinheiro e depois não pudessem mais reave-lo,por não poderem explicar qual a origem do rombo...em algum lugar.

Anônimo disse...

Errado. Lula sempre é coisa de pobre. Classe média vota na direita e não comunista. Comunismo também é coisa de pobre.

Anônimo disse...

Acredito que a classe-media é muito boa é a gente de bem do nosso país. As pessoas que estudaram, trabalharam e agora estão vivendo com o conforto que merecem. Se nós não ligamos pro resto do país é porque o Lula está no poder roubando nosso dinheiro pra dar pros pobres, e os pobres tem mais é que trabalhar como fizemos ao invés de esperar ganhar tudo de mão-beijada. Se conseguimos comprar carros novos e fazer viagens internacionais é que merecemos. Minha familia ja foi pobre ja chegou a ganhar 6 mil reais por mes. Mas foi na esperança que Deus nos deu que melhoramos de vida. Pensem nisso pobres

Anderson Cambises disse...

Nem toda pessoa de classe média é estúpida, não devemos generalizar.

Paz.