sábado, 17 de outubro de 2009

dica 033 (parte 1) - Morar em apartamento

Uma das mais notáveis características do Way of Life da Classe Média diz respeito ao modo de morar. Os cidadãos deste interessante segmento socioeconômico possuem métodos e meios muito próprios para determinar onde e como afixar sua humilde e suada residência. Apesar de não ser uma regra, uma das apropriações urbanas que mais denota médio-classismo é morar em apartamento.


Os médio-classistas possuem uma tendência natural para viver aglomerados. Adoram fila de restaurante, fila de cinema, fila para ingresso do Cirque du Soleil, fila de liquidação. No morar não poderia ser diferente. Foi assim que algum empresário (profissão muito respeitada pela Classe) convenceu a todos que seria legal que cada um pagasse mais caro e morasse em cima de cada outro, como forma de economizar espaço, ganhando o direito de se organizar em “condomínios”, cuja finalidade é proporcionar mais despesas e chateações nessa vida.


O advento do apartamento como símbolo da Classe Média tem origem no forte processo de industrialização do Brasil nas décadas de 60 e 70, nas quais se consolidaram as metrópoles e os grandes centros urbanos. Com eles veio a geração dos “filhos de apartamento”, crianças que cresceram sem conhecer um quintal, uma horta ou uma galinha, não sabem de onde vêm as frutas, os legumes, a carne e o leite. Com a diversificação do mercado de eletrodomésticos e a forte popularização do videogame na década de 90, hordas de “filhos de apartamento” nasceram e cresceram, educados pela televisão devido à ausência dos pais trancafiados em escritórios. Engordava assim a Classe Média, soltando pipa em frente ao ventilador e jogando bolinha de gude no carpete da sala, porque na rua tem ladrões e poeira. Desse amálgama louco surgiram aberrações diversas, como o cachorro de apartamento (ou pet), e o churrasco na varanda da sala.


--------------------------
(continua...)

113 comentários:

Romeika disse...

Amei o seu blog, estou aqui morrendo de rir hehehehehehehehehehehe :)

Selma disse...

Churrasco na varanda da sala, não! É no ESPAÇO GOURMET!
Ou então, no Quiosque Gourmet do condomínio, que fica entre a Praça da Jaboticabeira e o Tanque das Carpas...
Desnecessário, mas preciso falar: blog sensacional!

Spam for free* disse...

Coisas que valorizam um anúncio de apartamento segundo o ponto de vista de Classe-medianos:

(+1) há "closet" na "suite"
(+2) há elevador no prédio
(+3) há piscina e Salão de festa
(+4) há muitas garagens, 4 pelo menos.
(+5) há porteiro 24h
(+5) há Elevador "social" diferente de elevador de "serviço"
(+7)e quesito importantissimo que não pode faltar: o DCE (Dependência Completa de Empregada)

ClasseMédiaWayOfLife tem que virar Série de televisão.

Essas diquinhas seriam fundamentais pra educar — e está provado que a televisão é a melhor forma de se educar a Classe — a crescente transferência de pessoas do "povo" para a Classe.

Quanto Tempo Dura? disse...

ESPAÇO GOURMET é o mais ridíciulo do condado!

Sério, neguinho que lança um prédio com essas idiotices tem lixo na cabeça.

Esse blog tá de esquentar o coraçãozinho da galera. Sinceramente, é um dos melhores. Dá orgulho mesmo!

asnalfa disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas ai vc vai ta jogando a culpa nas vitimas ao inveis dos algozes...
Morar em apartamento é muito mais seguro! Se a gente nao brinca nao quintal é pq a culpa sao dos pobres que sao quase todos uns ladroes, assassinos!! A gente nem pode sair na rua que eles querem nos molestar!

carlos rico disse...

Muito bom esse dossiê.O grande problema da classe média é ter acabado de sair da pobreza e odiar pobre,e não querê-los no mesmo bonde.Parabéns,e obrigado por existir.

Magui disse...

Fora a antipatia porque têm um porteiro abelhudo para carregar eventuais embrulhos..

Douglaço disse...

Amigo, não se esqueça criticar o fato de vender carros em 60x entupetando o trânsito, quando o Classe Média mesmo tem 2 na garagem, um inclusive pra burlar o rodízio

Abraços

Tia do Batmã disse...

Douglaço é bbomba e retardado, mas está correto. Boa Julaina!

Anônimo disse...

Tem que ter também, as gaiolas de contenção, onde os homens de preto (pobres), revistam os bólidos dos proprietários classistas (ricos), para ver se não tem ladrão (pobre) de carona.Abr.Roberto.

Lady Clementine disse...

GENIAL!
:)
Sou Classe média Way Of Life desde criancinha!

Juan Castro disse...

Apartamento? Não sei não. Muita residência proletária é apartamento. "Condomínio fechado" talvez fosse um termo CMWoL mais exato.

Anônimo disse...

Apartamento? Esse post é auto-flagelação da própria classe média.

Classe média não gosta de apartamento: é apertado, caro e tem o grande problema de ter que conviver com os VIZINHOS. Quem tem apartamento que não é apertado, com bons vizinhos (ricos e chiques) e que o custo não atrapalha, é classe alta.

Classe média gosta de morar em casas e se pá, com sorte, em condomínios residenciais. Casa é barato, aberta, grande, tem área para churrasco, tem a fodástica vantagem de não ter que cuidar dos filhos enquanto vc assiste jogo na sala (afinal, eles vão brincar no quintal).

Anônimo disse...

e tem a fodástica**

Cadinho RoCo disse...

Ede pensar no rumo que tomoua classe média nesse Brasil Lulático.
Cadinho RoCo

Vanderson disse...

Mas em cuba todos moram em pombais, seriam médio-classistas também?

Lupe disse...

A redação desse blog é impecável. Parabéns.
Nos comentários, vi que algumas pessoas se sentiram ofendidas com as críticas apresentadas e argumentaram que a 'classe média' é heterogênea demais para caber em um estereótipo. Que redundância! Da mesma forma que temos Lady Katy ironizando os emergentes e Caco Antibes amaldiçoando os pobres, o blog descreve muito bem o perfil médio-classista.

Anônimo disse...

Você está falando deste post, Lupe? Porque não vi isso aqui.

Danilo Prates disse...

só que agora a moda é casa e a casa em sampa tá custando muito mais do que antes. e todos sonham em comprar uma casa... pelo menos eles leram na veja que é legal =)

Danilo Prates disse...

desculpe se vc já postou sobre isso, mas algo altamente recomendável pra alguém da classe média é ser um bom conhecedor de vinhos. não sei, de repente, todo mundo quer saber tudo sobre isso.

www.brasil1984.blogspot.com disse...

Engraçado. Basta lembrar as novas anomalias que surgem nos novos apartamentos:

- Espaço Gourmet (uma cozinha que ninguém usa)
- Espaço kids (um monte de brinquedos impróprios para as crianças que brincam com eles e próprios para as crianças que não tem permissão dos pais para usá-los).
-Espaço Mulher (um salão de beleza que as moradoras não usam, cheio de espelhos onde só as gordinhas passam pra se olhar depois de comer uma macarrona).
- Área de Lazer (metro quadrado não contabilizado na Taxa de Ocupação da Prefeitura, e que os empreendedores constroem para dar disgosto aos moradores dos primeiros pavientos).
- Espaço Fitness (academia de ginástica onde as baratas fazem esteira e as aranhas enchem de teia o aparelho de abdominal).


Coloquei um link para o seu blog no meu site.
abrs.

Olivia Colares disse...

Moro na Tijuca, no Rj.. mais classe média impossível..hahaaha

É um bairro cercado de favelas com IPTU que beira os 800 reais e com fama de metidos a besta.
Não moro aglomerado em um apartamento, moro em uma casa, de dois andares.. Se não moro em apartamento, moro na tijuca e odeio filas(pro cirque du soleil, pegar fila?jamais)..haahah..afinal, sou o que?

hahahahahahahaahahah
classe média way of life totaaaal!!!haahahahahaha

Osmar disse...

Cara, muito bom seu blog!!!

Desde quando vim morar no Rio (sou de São Gonçalo, região metropobritana) para estudar sou obrigado a morar em apartamentos... Ah! O apartamento! Uma conquista para a Classe média: segurança, a não necessidade de conhecer o vizinho, o espaço quadrado, as festas de condomínio... Nada disso se compara de longe a morar em uma casa no subúrbio com sombra de mangueira, quintal, vizinho escutando funk e churrascada pra vizinhança inteira... Sem contar as caranguejadas de vez em quando.

fwguerra disse...

http://www.socialismo.org.br/portal/economia-e-infra-estrutura/101-artigo/1199-o-tempo-nao-para

Vale a pena ler o artigo.
Ao invés de caricaturizar o povo, poderíamos debater seriamente a REALIDADE deste país.

M disse...

Depois desse post cheguei a uma conclusão:
Pierre é o cara mais legal que eu conheço!

divinadivina disse...

sem esquecer que o PET tem que ter pedigree e se algum morador tiver um cachorro SRD sera olhado com desprezo...classe media e´burra e adora subornar para eles todos "tem seu preço"...

Anônimo disse...

fwguerra: why so serious?

Esse blog é, entre outras coisas, de humor. a proposta não é (até agora) a discussão aprofundada de nada. Esse seu comentário tinha que ser feito em algum blog especializado.

Camafunga disse...

Adorei este espaço.

Augusto disse...

Muito bom! Prefiro uma casinha de sapé do que uma caixa de fósforo comunitária!

Roderick disse...

Eh isto ai, autocritica com muito bom humor. Vejo que muitos palpiteiros não pegaram o espirito daa coisa.

Kabral disse...

Acompanho este blog há tempos e apenas gostaria de ratificar que, além do humor ácido e certeiro, prima por uma redação impecável - o que torna a crítica ainda mais cruel. Parabéns, indico seu blog a todos - e todos ADORAM. =]

Luiz disse...

Aqui em Brasília, um "empreendimento imobiliário" para a classe média "alta" foi lançado ao lado da linha do trem urbano (?). Acho que embalar o sono da crasse média com o barulho de vagão também já faz parte da proposta.

Anônimo disse...

morar em casa com certeza não é coisa de classe média, pelo menos não no Rio


aqui, ou vc é RICO e vive num condomínio de casas cercado de segurança e conforto, e com a vantagem de ter PRIVACIDADE - a menina dos olhos de qualquer classe média de respeito! nada melhor do que ter a sua PRÓPRIA área de lazer, com uma piscina SÓ pra sua familia... e não ter que aguentar vizinhos (o grande mal dos apartamentos!)

nesse caso, seus vizinhos não te incomodam nunca! vivem ao redor, em outras casas igualmente ricas, ou melhor dizendo, mansões, mas tudo em prol da segurança... só se compartilha o bosque e jardins ("área verde" onde velhinhos se encontram, crianças brincam, namorados suspiram) e os seguranças, camêras, portões elétricos, etc.

fora dessa hipotese, é coisa de pobre suburbano: aquelas casas enormes instaladas em bairros horrorosos, perigosos, onde a falta de educação reina absoluta

o problema é quando a porra do pobre ganha um dinheirinho e se muda pra zona sul... sério, é mta incompatibilidade!

o sujeito quer continuar escutando samba e funk e pulando na cabeça do vizinho! qd vc reclama, ele berra: "tá incomodado? se mude" (mesmo q vc more naquele prédio desde que nasceu, e ele tenha chegado ali no mês anterior)

além disso, ele faz obras e mais obras intermináveis! isso pq o dinheirinho que ele tinha "ajuntado" rs não dava pra comprar um apê do jeitinho que ele queria

então ele passa os próximos 10 anos mudando tudo de lugar, quebrando e reconstruindo... e vc tem q ouvir barulho de martelo e furadeira o dia todo (éééé, começa bem cedinho! afinal, ele tava acostumado a acordar cedo pra lavar o carro e, pra ele, acordar tarde "é coisa de vagabundo e dondoca" - coisas pela qual ele te chama nesses casos)

então, ele acorda cedo no fds e reforma a porra da casa toda! inconformado com o fato de que NÃO DÁ pra fazer puxadinhos, construir novos andares irregulares, etc.

depois ele recebe a família TODA pro almoço e vc é obrigado a ouvir os passos de tamanco de 479 pessoas (como eles cabem num apt de 2 quartos?!), crianças correndo, cachorro latindo, o cd da ivete nas alturas... um inferno!!

não vem nêgo me chamar de reacionária preconceituosa, pq isso tudo é relato verídico, experiência própria :(

bons tempos aqueles em que essa gente se mudava pros condomínios de 1000 apartamentos (e uma piscina de 10 metros) na Barra! eles ficavam felizes, estavam entre iguais (só emergente) e nós ficávamos em paz

Anderson (vulgo) Magarem disse...

Ótimos posts!

Vai aí uma proposta: "Defender a pena de morte e a redução da maioridade penal".

(Em defesa dos "cidadãos de bem"...)

Abraço!

Marcelo Idiarte disse...

O mais hilário é que a classe média correu para os apartamentos para fugir dos assaltos, sendo que hoje não tem nada mais típico no Brasil do que arrastão em condomínio de luxo. Logo logo os carros blindados não vão adiantar mais, daí talvez eles percebam que são parte - muito direta - do problema social deste país.

Maurício Caleiro disse...

Sem falar que de quando em quando deve-se fazer uma reforma no apartamento, de forma a torná-lo exclusivo, despertar a inveja dos demais condôminos e atazanar a vida de todos com o barulho!

Quanto a debatermos, prefiro que continue sendo debochadamente!(:

Ricardo disse...

Vou fazer um pedido ao Blog...

Uma dica de como lidar com a famíla e filhos ou seja, como administrar os fardo da vida de médio classista.


E é impressão minha ou tem gente se identificando positivamete com as dicas? ao invés de entender o sarcasmo...

Ricardo disse...

Para mim os Nardoni realizaram um desejo oculto de toda a classe..

Rodrigo Cardia disse...

Muito bom, hahaha!
Mas hoje em dia, percebo que o sonho da classe média é morar numa casa. Mas não pode ser em qualquer lugar, claro. Tem de ser em "condomínio fechado". Imagina morar em casa que dá direto na rua, tem muito marginal, um perigo!
A propósito, interessante que alguns desses condomínios fechados vendam a ideia de "morar junto à natureza". Se o cara tem dinheiro para comprar uma casa num condomínio desses, provavelmente teria para comprar um sítio. Mas aí é "natureza demais", e já há marginal que assalta sítio... Melhor morar num lugar com segurança privada 24h!

Ieda Raro disse...

Esqueceram de dizer que cachorro só se for cobiçado pelos outros, tiver pedigree e não der trabalho. Se começar a soltar pelos ou tiver alguma enfermidade que necessite de cuidado, ela "deixa o bicho" na pracinha mais próxima...

Mas tem muito mais nesses condomínios cobiçados pela classe média: Espelhos D'água, Praça de Meditação com Fonte, Sala de Descanso, Praça de Leitura, Sauna com Sala de Repouso, Piscina Adulto com Prainha, Solarium. Não acredita?

Veja esse condomínio em Santo André, SP, seu nome é Alboreto... "Ótima localização: '10 minutos das rodovias que dão acesso a todo litoral sul de São Paulo', 40 minutos da praia, entre as mais conhecidas Avenidas da Cidade de Santo André, próximo de dois shoppings, ao lado da vida noturna da cidade, o melhor e mais cobiçado bairro da região."

Por curiosidade coloquei o endereço, ALAMEDA SÃO CAETANO, 301 - SANTO ANDRÉ SP, no Google, e quando o mapa abriu percebi de cara que o anúncio é enganoso: NÃO fica em Santo André, como anunciado, mas no centro de São Caetano, distante 15 minutos de carro de Santo André. Outra coisa, fica distante 77,2 km – aprox. 1 hora 12 minutos "sem trânsito" das praias: Guarujá, Santos. E, o que é pior, ao lado do Cemitério São Caetano e da linha do trem... rsrsrs

Se foi trabalhar de carona, para ir pra casa é simples: do Centro de SP, o condômino pode pegar o Metrô L3 no Anhangabaú ou na Sé e saltar no Brás (dura apenas 5 minutos), fazer uma baldeação p/o trem e em 35 minutos chegará em Utinga. Aí é só caminhar cerca de 25 minutos e, pronto, estará no paraíso!

Verifique:
http://maps.google.com.br/maps?sourceid=navclient&hl=pt-BR&rlz=1T4GGLD_pt-BRBR315BR255&q=ALAMEDA%20S%C3%83O%20CAETANO%20301%20BAIRRO%20JARDIM%20SANTOANDR%C3%89SP&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl

ELES NÃO SE IMPORTAM COM ESSES DETALHES, O NEGÓCIO É MOSTRAR "STATUS"...

aiaiai disse...

Muito bom, pierre. Só mais uma observação para a sua continuação:
não é qq apartamento. O Prédio tem que ter uma escadaria bem grande e alta na entrada.
É o que eu chamos de arquitetura com complexo de scarlet o hara (sabe aquela moça de "o vento levou"). A mulherada da classe média precisa de uma escada para posar de scarlet o hara.
Falei uma vez sobre isso com um amigo arquiteto e ele disse que é verdade: sempre que tem um projeto bem classe média, o pessoal manda por uma escadaria kkkkk
Pode reparar nos prédios que eles consideram "chics" kkkkkk

Diógenes de Souza disse...

Por que eu demorei tanto a 'descobrir' este blog? Muito bom!

João Gabriel disse...

Genial essas fotos do Boça! AHAHAHAHAHAHAHAHAH!

Yuri disse...

A foto do Boça foi muito legal... aposto que a maioria não entendeu. É que hermes e renato é humor REFINADO, não para classe-merdias como vcs!! hahahahaha.

Além do quê, Boça é uma bela caricatura do paulistano.

Yuri disse...

"Os médio-classistas possuem uma tendência natural para viver aglomerados. Adoram fila de restaurante, fila de cinema, fila para ingresso do Cirque du Soleil, fila de liquidação. No morar não poderia ser diferente."

Perfeito.

Odeio esses idiotas que exaltam um orgulho imbecil em viver numa cidade grande. Metrópole é tudo desgraça.

divinadivina disse...

parEce que a maioria dos PALPITEIROS NÃO ENTENDERAM o espirito do blog...coisas da classe media!PREVISIVEL...

Xacal disse...

repaginei meu "look", e redefini minha "brand": não sou mais classe mé(r)dia, sou classe pobre alta...

that's it...!!!

Anônimo disse...

Faltou dizer que para a classe média todos os espaços do apartamento e do prédio tem que ser denominados em inglês: closet, hall, w.c., garden,
playground etc, etc, etc.....,

Anônimo disse...

O blog é bom. Mas eu, por morar só, não troco meu apartamento por casa alguma. É só passar a chave e tchau, vou viajar para onde quero. Não tenho cachorro, planta, papagaio, nem droga nenhuma para cuidar. Se for demorar mais, acerto com o síndico para adiantar o pagamento do condomínio. O resto das contas já estão no débito automático. Desde quando em casa isso é possível? Tem de deixar chave com vizinho ou amigo para ficar olhando e mais um monte de outras providências imbecis. Apartamento, ainda bem que existe. Para mim é a liberdade de que preciso.

Anônimo disse...

Mano, tú fica ligado que nois vamo guentá seus computador, ta ligado !
Fica tirando onde de periferia seu pléiboi de merd@.
Nois é 100% umiudade e vai te apavora maluco
Sai vasado ae cururu
Nois e ZL 100% falo?

Renata disse...

Nossa, o q esse anonimo falou , não dá pra entender naaaada, e com quem ele tá falando?
Q é paulista deu pra sacar, q é metido a malandro tb , mas não conseguiu passar o recado.
Será q ele fala assim mesmo?
rsrsrsrsrsrsrsrsrs só rindo.

Markus disse...

O mais engraçado é que quando a classe média vai financiar apartamento novo eles sempre procuram por "empreendimentos de alto padrão" que na verdade são de médio padrão, com paredes finas nos quais é possível ouvir a descarga do vizinho. Empreendimentos de médio padrão acabam ficando com a pobrada (classe baixa-alta). Quem é rico vai morar em casa.

Anti Tucano disse...

quase tantas visitas qto o site da Veja

http://www.alexa.com/siteinfo/classemediawayoflife.blogspot.com

Anônimo disse...

Sou arquiteto e vejo uma discrepância escandalosa entre o desejo de morar (apartamentos)do médio-classista com sua "ideologia" capitalista. Os edifícios (dizemos edifício para qualquer coisa construída, seja casa ou seja prédio de múltiplos pavimentos) verticais são o que há de maior exemplo na representação do tipo de arquitetura que é referenciada nos conceitos socialista e comunista. Vide exemplos das construções na antiga e comunista Moscou. Edifícios altíssimos de apartamentos, para TODAS as classes sociais. Aqui no Brasil os médios-classistas acham o máximo do requinte morarem amontoados. Moram em exemplos de arquitetura socialista e comunista (redução de espaço ocupado através da criação de vários pavimentos) e sentem-se vips, exclusivos e lindos. Paradoxo total!!! Hilário!!!

Luízα disse...

Orkut também é tão classe média....
Apesar que a nova moda é twitter agora ...
Muito bom o blog. Sucesso ai ;D

Anônimo disse...

Mais classe média do que qualquer outra coisa: fazer comentários "ácidos e provocadores" sobre classe média de forma a se achar superior à classe média.

Marcos disse...

Mais classe média do que qualquer outra coisa: fazer comentários "ácidos e provocadores" sobre os comentários ácidos e provocadores sobre classe média, de forma a se achar superior à classe média.

Anônimo disse...

Os médio-classistas adoram dizer que quem mete pau em sua forma de vida e suas "ideologias" são somente os rebeldes sem causa (que usam all star), ou algum frustrado que não conseguiu realizar o sonho de ter alguma profissão apreciada pela classe, maconheiros que não gostam de trabalhar, dentre muitas outras coisas ridículas.
Eles se julgam muito inteligentes e sensatos e podem dizer de boca cheia como esse blog é medíocre, coisa de um médio-classista também, só que no caso um classe média que não tem o que fazer.

Anônimo disse...

como assim "eles", cara pálida?

e vc é oq?! rico?

pq pobre vc não é, meu camarada...

Anônimo disse...

Nossa, fico me perguntando se certas pessoas com o ser aqui em cima é lento desse jeito ou se faz de idiota de propósito, só pra tirar de tempo. A figura da classe média descrita no blog é uma sátira da classe média, da MAIORIA, quando digo ELES me refiro aos cidadãos que se encaixam no perfil caricato.

Sim, sou classe média brasileira. Agir como a tal já é outra história.

Anônimo disse...

Será ?

"classe_media_ja_mais_da_metade_da_populacao_brasileira"

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/08/05/classe_media_ja_mais_da_metade_da_populacao_brasileira-547577531.asp

Anônimo disse...

Orra, meu!!!
Somos maioria, nêgoo!!

Blogão, blogaço, blogaralho.

Região metropobritana...kkkkkkkk.

João da Luz

Marcão disse...

Muito bom.

Sou CMA, mas moro em casa. Na ZS do RJ. Eu odeio fila. Desisto de qqer coisa se tiver q entrar numa.

Odeio os meus vizinhos classe média. São pasteurizados, parece que são feitos sob encomenda....

Odeio a CM

Marcão

iaiá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iaiá disse...

olha, nasci e cresci no plano piloto, em Brasília, aka - ilha da fantasia, então fica meio difícil não ter passado a vida toda em apartamentos ( naquela época ainda não eram apErtamentos) e os prefiro, acho mais prático. mas só a título de informação o classe média brasiliense, aquele com cabecinha clasemédia way of life - pago os tubos pra ver cirque du soleil, sonha mesmo é com terreno invadido de condomínio e ter seu pet e sua piscina que nunca usa ou esses empreendimentos estranhos com espaço gourmet e sei lá mais o quê.
legal é que quando chove invariavelmente o terreno inunda pq não há galeria pluvial e a culpa é do governo, não do idiota que invadiu...
outra síndrome daqui são aqueles malditos carros enormes e poluidores, de ecoesport pra cima.
choro de rir com o blog.

Anônimo disse...

Este sim foi um post bom !

criscolombosp disse...

Tive a sorte de ser criada em uma casa, mas a cidade cresceu e hoje a casa é rodeada por prédios enormes, mas meu pais não vendem o terreno por nada, a família toda cresceu ali. Hoje procura casa pra morar, uso o AgenteImóvel, um buscador de imóveis bem legal, mas mesmo assim é difícil achar casas hoje em dia em grande cidade, infelizmente... Adorei o post engraçadíssimo!

Daniel disse...

A grande maioria dos jovens das cidades não é capaz de identificar nenhuma planta. Como não sabem o que são frutas e vegetais fica fácil surgirem aberrações transgênicas.

Melancias sem caraço e só mais um "fruto" dos sonhos da classe média mundial.

guilherme.barreiro disse...

Tenho a proposta de uma dica: Classe Média achar que é FORMADORA DE OPINIÃO. Isso mesmo, achar que só porque viu uma matéria no JN, ou leu a Veja, ou té mesmo assistiu o programa da Lucianta Gimenez, acha que pode falar de tudo. Claro, sempre colocando a CULPA no GOVERNO. Isso vem de carona com o FALAR MAL DO BRASIL e COLOCAR A CULPA NO LULA

Anônimo disse...

Acho que um sintoma bem recente da Way of Life da Classe Média é venerar o CQC, "o programa mais inteligente da TV brasileira"!

Ricardo disse...

Para aqueles que achavam que a classe média iria abandonar os apartamentos em prol da casa em condomínio... se enganam. O Alpha-ville aqui de MG está construindo apartamento atras de apartamento, a moda agora é apartamento em condomínio fechado de casas!?!?

Me lembro quando fui comprar um kibe (destes fechados mesmos), e a atendente me perguntou se queria de frango ou carne! ... como assim de frango?
Tinha esfirra, que obviamente é de carne, com recheio de frango, crê?

Assim são os apartamentos em condomínios fechados afastados da cidade, kibe de frango.

Uriel disse...

HAHAHAHAHAHA!! To chorando com esse blog aqui..

Agora, faltou comentar quer a Classe Média adora ficar com depressão! E é claro, nunca admitir queuma das causas é a sua busca frenética por poder e bens de consumo.

Então ela adora "sofrer", é claro. Nada melhor que rolar um post sobre isso! O "sofrimento" da classe média! hahahaha

Abraços!

Show de bola esse blog.

joefatherbr disse...

Concordo plenamente com so dizeres do assunto, principalmente porque sou fruto ainda do sistema antigo conhecido como era medieval!
"Brigava" na lama, jogava bola na rua com gol feito de chinelos, de Kichute no campinho atrás do "Grupão" (antigo apelido por estas bandas da famijerada escola) e, hoje tenho o "prazer" de ser um pai moderninho que tenta ensinar para filha de dois anos que galinha não é um monstro, só um piu-piu crescido e barulhento!

Abração!

Yuri disse...

Tenho nojo da classe-média paulistana. Falei.

Povinho ridículo, poderia gastar mais linhas, mas a palavra "nojo" já basta.

Jurema disse...

Nunca me senti tão classe média nessa vida e, olha que mal percorri o blog, heim?! Mas juro juro pelo amor do meu filhinho que adoro comida japonesa!!

Markus disse...

Cara, você tem que fazer um post sobre as pessoas que viajam para o exterior (mesmo com a CVC, com bolsa de brinde e tudo, pagando em 36x) e depois enchem o orkut (e agora infelizmente o facebook) com fotos de pontos turísticos famosos e ficam se achando. É incrível a quantidade de fotos do perfil do orkut com a torre Eiffel no plano de fundo, ou gente tentando segurar a torre de Pisa. Muito CM.

Gláucia Regina disse...

Cara! Você conhece minha colega de trabalho?!
Seu blog é ótimo, vc conhece a música "classe média" do Max Gonzaga e Banda Marginal? Se não conhece devia ver.

Marcio Gaspar disse...

E aquela classe media que gosta de falar ingles em terras brasileiras, gosta de trocar as palavras no idioma nacional pela inglesa. Em vez de falar desconto, liquidacao, ponta de estoque, preferem dizer salem, outlet, agora a moda eh dizer OUTLET, mais chique. rsrsrs. Oh gente besta!!!

Samantha disse...

O apartamento tem que ter ampla área verde, isso não pode faltar, muito embora a classe média tenha horror a insetos.

Samantha disse...

O apartamento tem que ter ampla área verde, isso não pode faltar, muito embora a classe média tenha horror a insetos.

Samantha disse...

O apartamento tem que ter ampla área verde, isso não pode faltar, muito embora a classe média tenha horror a insetos.

Samantha disse...

O apartamento tem que ter ampla área verde, isso não pode faltar, muito embora a classe média tenha horror a insetos.

Anônimo disse...

O apê tem que estar perto do metrô, de preferência, mesmo que o condômino nunca vá usar o metrô na vida. Aliás, ele não vai usar nada do que o prédio oferece (academia, espaço gourmet, salão zen etc.).

Anônimo disse...

Desde quando pobre gosta de inseto ?

Thomás Moutinho M. de Melo disse...

Hein, aqui em Curitiba, a prole dessa nova espécie que habita esse novo habitat são chamados de: piá de prédio.

Anônimo disse...

Sei não... Tô achando que esse blogueiro é mega classe média e acha que não é... E o pior: tá doido para dar certo na vida e não consegue. Por isso, tanta frustração... Fazer o quê, né?

Mário Andrade Câmara disse...

É... a classe média é como é... bem bizarra às vezes...

Lara disse...

sugestão: nada mais classe media que ser "livre de preconceitos". "nada contra gays/negros/pobres/qualquer minoria com complexo de gente; mas eles lá e eu aqui".

Matin Puñol disse...

Bacana os textos.
Continue as dicas aí!
Sugestão:
1. Crer ser diferenciado por usar blog, feed, twitter, facebook, orkut, megaportais (uol, folha, terra, R7) e toda a tralha.
2. Agir como pseudo-elucidado pra rotular maneiras de agir, falar, pensar e consumir.
3. Usar a palavra "pseudo" como prefixo para referenciar um aspirante ao adjetivo.
4. Comentar em Blogs qualquer bobagem quando identifica um vizinho, amigo ou aqle estranho do espelho.
5. Crise de meia idade, ter caso com a prima, ninfeta e/ou empregada/colega de serviço, casa de praia, jiu-jitsu, faculdade particular (vide dica 005), onda ambientalista, onda revival, bolsa de valores...

Cacoetes não faltam.. segue aí.
Sucesso e boas idéias!
Logo voce vai estar no Terra, no Uol ou até virar quadro do Fantástico!

Aline disse...

Adorei o blog. Dá muita vontade de dar ideias, então vou dar as minhas:
- Frequentar a academias como opção saudável. Ficar malhado pro verão é uma consequencia (afinal todo gordo é gordo pq é preguiçoso e come tudo o que ve pela frente).
- Ficar noivo e não ter ideia de quando será o casamento. É legal trocar a aliança.
- Assistir a todas as séries da Sony Warner etc.
- Sofrem de stress, muita coisa pra fazer.
- Acha lindo acordar muito cedo porque mostra que é algo de pessoa trabalhadora.
- Ver um filme sem ser de Hollywood e falar que é ruim.
- Dizer que é o topo da cadeia alimentar.

Jeca Tatu disse...

Você já falou de leitura (best-sellers), mas seria legal falar destes kits que dão a impressão de que você realmente saberá de tudo. Mas, na verdade não aprende nada com eles. Exemplo, a coleção de músicos ou de museus/pintores da folha. Se não tiver uma destas coleções não se é classe média.

Anônimo disse...

uma modinha já há algum tempo que vigora entre os classemedistas típicos é ser liberado sexualmente. frequentam casinhas de swing de ambiente selecionado - ou fazem festas com pessoas selecionadas. não é com qualquer um, veja bem. escondem de alguns a condição, mas adoram propalar que são superiores por que sabem curtir a vida e refrescar o casamento com seus próprios maridões e espousas!

boreiajr disse...

"- Ficar noivo e não ter ideia de quando será o casamento. É legal trocar a aliança."

Pô, Aline, isso é coisa de pobre! Classe média que é classe média se endivida pro resto da vida com casamento de 200 convidados, lua de mel na europa e é claro, o tão sonhado AP...

Lucas disse...

Que o seu blog é engraçado você já sabe, então ficam as sugestões para futuros posts:

1-Tomar isotônico sem ter feito nenhum esporte.

2-Pedir Coca Zero pra acompanhar o Big Mac.

Por enquanto é só, abraço.

Anônimo disse...

viva a classe média q leva os vagabundos modistas nas costas preto pobre vegetariano ciclista rastafari filha daputa! é a nova classe: pobres e pseudo pobres vaidosos

Anônimo disse...

p/Anônimo 26 de Outubro de 2009 18:24

Temos o mais novo racista que acha que só ele paga impostos e que só ele tem direito ao PROUNI...

Terpsichore disse...

morar perto do trabalho, viver no bairro que quer, seguranca...
nada disso eh conceito classe media?

Anônimo disse...

Sou da crasse dos pobres paulistanos.
Vendo pastéu na feira de Higenópolis.
O povo da crasse média só que comprar meus pastéus pagando em prestação.
Vou vender meus pastéus em São Miguel Paulista pois o povo de lá paga à vista.

Mauri disse...

Nada mais classe mérdia do que dizer: agora a moda é...

Anônimo disse...

Algumas outras manias dos médio-classistas tropicais:

- Achar que "deu certo na vida", ao contrário do outro (que pode ser qualquer um);

- Não dispensar um pacote trianual da CVC (esta é do Max Gonzaga);

- Não sair de casa na segunda-feira antes de ler as colunas do Diogo Mainardi e da Lya Luft na revista Veja;

- Comprar no cartão de crédito os modelitos de roupas que vestem os artistas globais da novela das oito;

- Cair em depressão quando o filho ou a filha adolescente diz querer ser professor(a);

Rafael disse...

Algumas manias dos esquerdistas sociopatas, maconheiros e vagabundos sujos:

- Adoram falar mal da classe média quando esses mesmos pobres coitados, vermes insolentes fazem parte da mesma.

- Adoram falar mal dos EUA e vomitar asneiras esquerdistas usando um tênis da Nike, bebendo uma Coca-Cola, ouvindo música no iPod e se divertindo na Internet.

- Adoram venerar o "Che quer vara" mas nem sabem quem foi o dito cujo.

- São vadiazinhas de bandidinhos, vândalos do MST e pobres coitadinhos famintos, mas quando são questionados sobre o porquê dos malditos não levantarem a bunda vermelha do conforto do sofá pra ir ajudar esses que eles tanto defendem eles ficam de mimimi.

- Adoram ler a Carta Capital e a Caros Amigos, mas após fazer tal feito eles gostam de enrolar as revistas e socar no orifício anal para lhes propiciar prazer sexual.

- Adoram fumar um baseado e são a favor da discriminação das drogas, geralmente preferem cursar um curso de vagabundo na faculdade, tal como História ou Sociologia/Filosofia e lá eles aproveitam pra se tornarem mais hipócritas ainda.

Anônimo disse...

Vermelhos fedorentos!

A Lesma Lerda disse...

o discurso do que parece ser a direita de classe media (pleonasmo???)parece ser um tipo de auto parodia de tão, digamos, peculiar..sem argumentos, baixo calão, boçal, tipo assim, fala de militar, policia ou advogado..
um horror de estupidez e cretinice..inabordavel pelo lado racional.

Anônimo de esquerda disse...

Para o Rafael (26 de novembro de 2009 18:59)

Sou esquerdista e não sou de classe média (Sou pobre), e não vejo problema nenhum em uma pessoa da classe média ser esquerdista. Não sou usuário de drogas, sou estudante e tento ir todos os dias às aulas (sou estudante). Faz tempo que não bebo coca-cola, não uso iPod e os T~enis que compro há tempos são da Topper ou da Fila(Os EUA não são de todo ruim, o problema são pessoas como vocês quererem que eles sejam "o modelo ideal", nós podemos seguir nosso próprio caminho). Vejo um preconceito enorme contra o MST no seu comentário. Em 1º lugar, o nome oficial é Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra (não são vagabundos). Em 2º lugar, não se pode generalizar, acredito que a maioria do MST está engajada no movimento e não está lá para usurpar ou roubar. Admiro sim a Carta Capital e a Caros Amigos, mas "mas após fazer tal feito eles gostam de enrolar as revistas e socar no orifício anal para lhes propiciar prazer sexual" é argumento?. Nós, marxistas, falamos assim de vocês, reacionários, quando criticamos a Veja? Outra coisa, sou contra a discriminação das drogas, concordo com a proibição de qualquer coisa que prejudique a saúde. Sociologia, Filosofia ou História são cursos de vagabundos? Talvez pense isso porque tais cursos nos estimulam a pensar, coisa que boa parte dos direitistas não gosta de fazer, usando argumentos escatológicos. Você deve ter saudades da ditadura militar, a mesma que censurava/proibia esses cursos. Acrdeito que detesta o PT, mas aposto que vota no PSDB/DEM e não quer ser chamado de tucano.

Luk disse...

Cara, acabo de descobrir o blog e to lendo uns textos aqui, mas esse matou a pau.

Anônimo disse...

I refuse.

Anônimo disse...

I am sorry, that I interfere, but, in my opinion, this theme is not so actual.

Anônimo disse...

Seu sonho é morar num apartamento desses né? Preconceituoso pra caramba seu blog...

Sei que é brincadeira, mas muito fraca sua análise de quem vive em apartamento.

PS: Eu não vivo em apt...

André disse...

Este blog certamente foi escrito por algum sujeito metido a revolucionário que não tem dinheiro para comprar um carro, mora numa casa, ou melhor, num barraco e tem esperança de que o governo um dia melhore nesse país de corruPTos.

Gosto do tom de ironia dos textos, entretando. Só não entendo o pq de tanto ódio à burguesia. Alguns hábitos eu até concordo, como ter cachorro, coluna social, prestação, religião, etc. Agora o que tem a ver morar em APARTAMENTO? Só pq vc mora no nível da rua tem ciúmes de quem tem uma bela vista da cidade? Ou ser contra o bolsa-cabresto?
Não é apenas a CM, mas toda a elite desse país.

Anônimo disse...

Yes! Finally someone writes about christian
louboutin.

Feel free to visit my web site: christian louboutin pumps

Anônimo disse...

bookmarked!!, I love your website!

my site: Polo Outlet Online

Anônimo disse...

Hi i am kavin, its my first occasion to commenting anywhere,
when i read this piece of writing i thought i could also create comment due to
this sensible article.

my website; Ray Ban Outlet

Anônimo disse...

Thanks in support of sharing such a fastidious opinion, article is fastidious, thats why i have read it entirely

Feel free to visit my page :: Ralph Lauren Outlet Online