quarta-feira, 10 de junho de 2009

dica 018 - Fazer Yôga


A Yôga e seus derivados (Pilates, etc.) constituem o novo esporte da Classe Média. Além de estarem na moda, é uma atividade onde a chance de ser colega de um pobre pode ser matematicamente expressa por uma fração infinitesimal.




A Yôga é, grosso modo, a maneira como os hindus fazem alongamentos. É um exercício físico e também possui significados simbólicos diversos. É muito chique dizer que faz Yoga, porque academia, nos dias de hoje, até o povão tem acesso. Exótico, não nasceu no Brasil, portanto está livredo estigma de coisa que não presta, não interessando se vem de um país mais pobre e mais sofrido.




Também existe o fato de que vários milionários e celebridades praticam, elevando o status da Yôga no contexto social. E por fim, é uma boa oportunidade para comprar roupas e acessórios próprios, podendo exibí-los nos dias em que houver aula, e também disputar com os colegas sobre quem gastou mais dinheiro com isso. Este é um ponto muito importante: sugiro que gaste muito dinheiro no início, porque como você só vai aguentar uns três meses de Yôga mesmo, se perder uma discussão, pode não haver uma segunda pra você dar o troco.



14 comentários:

SOLDADONOFRONT disse...

BOA DICA.

!!@V@NTE!!

Anônimo disse...

Injusto com a Yoga, que é uma prática milenar e saudável.
Mas deixa pra lá, o seu blog quer ser engraçadinho.

Anônimo disse...

A yoga faz parte da mitologia e da sociedade indiana há séculos. O que essa crasse mérdia faz é exatamente o que você disse, reduzir a yoga a um apanhado de exercícios de alongamento.

Cassiano disse...

Vc tá falando da moda do Yoga ou da moda indiana por causa da novela?!?!?!?!

Anônimo disse...

ao contrário das academias, onde você fica repetindo diversas vezes o mesmo movimento enquanto se olha no espelho, yoga não enjoa tão fácil.

Somnia Carvalho disse...

entendi o argumento... mas claro, como alguem que fez yoga e faz pilates eu diria que e generalizacao demais... talvez porque pegue no meu calo, talvez porque eu tenha conhecido gente que faz yoga ou fez porque de fato havia muito mais para buscar do que se alongar apenas... e mostras as tais roupitias...

Hamanndah disse...

Querido, você deixa eu gostar de Yoga, Tai Chi Chuan e Pilates, mesmo que você não goste e considere coisa de classe média?

Obrigada

Mauri disse...

Cara, eu morro de rir dessa Hamanndah! Simplesmente vestiu a carapuça em TODOS os posts até agora! Vai ser classe mérdia assim lá nos quintos do espiritismo!

Hamanndah disse...

Adoro comida japonesa, não para me exibir, porque gosto mesmo. Não sonego imposto de renda, trato bem a minha secretária, com o respeito que ela merece, amo tai chi chuan. Vocês deixam? É crime gostar dessas coisas? Quando for, me avisem
Bjs
Hamanndah

quina disse...

hahahaha

a sua cara esse blog, bruníssimo!
e ótimo!

amei a ideia, os argumentos e principalmente as respostas dos crasse mérdia que vestem a carapuça!
melhor que ler carambola e comer tirinhas da mafalda!

Todavía no... disse...

hauhauhauahuahauhauhauahua

eu faço yoga e não me senti ofendida com o texto, até por que o texto em nenhum momento fala mal da pratica da yoga, e sim de alguns praticantes, e eu vejo mesmo a 'classe média' fazendo yoga só porque é 'chique'. Faço yoga patrocinada pela prefeitura da minha cidade (Recife), e o que mais vejo são os 'classe média' falidos indo lá fazer a yoga com os pobres, e nem se quer dá um bom dia para os demais, no máximo fala com a professora, mas não deixa de fazer a yoga, para poder falar pros demais que jamais abandonaria um pratica saúdavel.

hauhauahuahuahauhauhauah

Todavía no... disse...

hauhauhauahuahauhauhauahua

eu faço yoga e não me senti ofendida com o texto, até por que o texto em nenhum momento fala mal da pratica da yoga, e sim de alguns praticantes, e eu vejo mesmo a 'classe média' fazendo yoga só porque é 'chique'. Faço yoga patrocinada pela prefeitura da minha cidade (Recife), e o que mais vejo são os 'classe média' falidos indo lá fazer a yoga com os pobres, e nem se quer dá um bom dia para os demais, no máximo fala com a professora, mas não deixa de fazer a yoga, para poder falar pros demais que jamais abandonaria um pratica saúdavel.

hauhauahuahuahauhauhauah

lucas disse...

certamente virou uma moda, mas como moda, passa. eu pratico yoga há muitos anos e garanto que não é somente um "alongamento de hindus", é uma maneira de saber lidar com pressões internas e externas da vida, além de melhorar a saúde de uma forma muito eficaz.

depois de ler o post, espero que ninguém deixe de se interessar por essa prática tão saudável só por ter virado modismo, mas sim criticar a maneira pela qual ela é apresentada futilmente, mais como uma ginástica do que como uma filosofia de vida.

abraços!

Girondino Wanabe disse...

Eu não faço ióga. Coisa dos companheiros emasculados da classe. Prefiro corrida, que é esporte de CM macho, e porque posso ouvir Bléqueaipis no meu Iphone 4 de 16Gb com fone sennheiser ráidefinixion.